A Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública(CDSOP-6ª Comissão) da Assembleia da República (AR) encontra-se em retiro, desde sábado último (16), em Macaneta, Distrito de Marracuene para fazer o balaço das actividades realizadas na presente VIII Sessão Ordinária da IX Legislatura e perspetivar os trabalhos para o próximo ano.
Segundo o Presidente da 6ª Comissão, Raimundo Diomba, o retiro tem como objectivo reflectir sobre o desempenho da Comissão na presente sessão e sistematizar as actividades para o ano de 2024 com vista a garantir o sucesso da Comissão nas próximas actividades.
“Este retiro constitui, igualmente, uma oportunidade para que os deputados consigam comunicar-se melhor, por forma a fazerem o seu trabalho da melhor forma, o que vai ajudar-nos a enfrentar adequadamente o último ano do nosso mandato”, explicou o Presidente da 6ª Comissão.
O deputado disse ainda que o encontro de Macanete serve para corrigir os aspectos negativos e discutir as possíveis soluções, permitindo que a comissão seja cada vez mais unida para melhor desempenhar as suas actividades regimentais, sobretudo, no que tange aos assuntos de Defesa, Segurança e Ordem Pública.
Perspetivando o ano de 2024, Diomba disse que será um ano com muitas actividades, mas grande parte será reduzida, uma vez que coincide com a realização das eleições gerais. “Portanto, nós também estamos a nos preparar para encarar esse ano com sucesso, para evitarmos que la cheguemos com justificações de que não conseguimos fazer isso porque houve eleições. Temos que cumprir na íntegra com aquilo que estamos a programar para 2024 e terminarmos bem o mandato”.
No evento, que esta terça-feira, dia 19, termina, a Comissão vai apreciar a Síntese da Sessão anterior, o seu Relatório da Actividades referente ao ano de 2023, a Proposta do seu Plano de actividades para 2024, os Processos dos ministérios da Cultura e Turismo, da Defesa Nacional, da Autoridade de Aviação Civil de Moçambique, de Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial, da Justiça, Assunto Constitucional e Religiosos, bem como do Interior.