O Governo moçambicano disse, esta quarta-feira (29), no Parlamento que asfaltou e reabilitou, nos últimos anos, um total de 579 km e 1.486 km de estradas nacionais e regionais, respectivamente, assim como a construção de 14 pontes nos diversos pontos do País.
A informação foi dada a conhecer pelo Primeiro-Ministro (PM), Adriano Afonso Maleiane, que destacou a conclusão das obras de manutenção periódica e reabilitação das estradas Macia-Chókwè-Macarretane; Vandúzi-Rio Púnguè; Guro-Rio Luenha; Tete-Cassacatiza; e a construção da nova ponte sobre o Rio Save e de duas pontes na estrada Nacala-à-Velha-Memba.
Falando durante a Sessão de Perguntas ao Governo, Maleiane acrescentou que, na estrada Nacional N1, estão em curso trabalhos de reparação de emergência nos troços considerados mais críticos, tais como Inchope-Gorongosa, Gorongosa-Muera, Muera-Nhamapaza, Nhamapaza-Caia e Rio Lúrio-Metoro.
“No que concerne ao abastecimento de água, continuamos focados na construção de novas infraestruturas, reabilitação e modernização das existentes, incluindo fontes dispersas nas zonas rurais, com o objectivo de assegurar que mais moçambicanos tenham acesso a este precioso líquido”, frisou Maleiane.
Das acções que o Governo tem vindo a implementar, o PM fez menção à conclusão dos sistemas de abastecimento de água potável de Meza, Negomano e Palma, na Província de Cabo Delgado; Malila, Mepica e Gomba Sede, na Província de Niassa; Muzimbiti e Guara-Guara, na Província de Sofala; Inhassoro, Funhalouro e Mapinhane, na Província de Inhambane.
“Estas e outras acções, incluindo o estabelecimento de mais ligações domiciliárias nas cidades e vilas, estão a permitir que mais moçambicanos tenham acesso a água potável”, afirmou Maleiane, sublinhando que o Governo tem vindo a realizar um conjunto de acções que estão a permitir a expansão e melhoria da qualidade das infraestruturas económicas e sociais, bem como garantir a dinamização da actividade produtiva nos diferentes sectores e, consequentemente, melhorar continuamente os serviços públicos prestados aos cidadãos.
No que concerne à expansão do acesso à energia, o PM revelou que dos 416 Postos Administrativos existentes no país, 318 já estão electrificados, representando uma taxa de cobertura de 76%, o que vai de encontro com os objectivos preconizados na iniciativa Presidencial “Energia para Todosaté 2030”.
“Para garantir que mais moçambicanos tenham acesso a energia eléctrica, construímos a Central Solar Fotovoltaica de Cuamba, com capacidade instalada de 18.8 Megawatts, a qual irá beneficiar a mais de 22 mil famílias”, disse o governante.
Disse que estão, igualmente, em construção a Central Térmica de Temane e a Linha de Transmissão Temane – Maputo que irão assegurar a interligação da Rede Nacional de Transmissão Sul com a Rede de Transmissão Centro-Norte, bem como permitir que o país forneça mais energia para os países da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).