A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, enalteceu, esta segunda-feira, em Maputo, o interesse do Vice-Presidente do Comité Permanente da 14ª Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Luosang Jiangcun, em visitar Moçambique, no quadro do contínuo reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.
Falando durante o encontro oficial que teve lugar na sede do Parlamento, a PAR afirmou que o Memorando de Cooperação entre a Assembleia da República e Assembleia Popular Nacional da China, assinado a 15 de Fevereiro de 2017, constitui um instrumento importante na cooperação entre as duas instituições parlamentares.
Na ocasião, Bias destacou a importância da troca de delegações entre as duas instituições, para a partilha de experiências, manifestando o interesse da Assembleia da República de Moçambique para que uma missão do seu Conselho de Administração visite a China, em Dezembro próximo.
Por seu turno, o Vice-Presidente do Comité Permanente da 14ª Assembleia Popular Nacional da República Popular da China garantiu o contínuo apoio do seu País a Moçambique nos vários domínios, incluído o parlamentar.
No final da audiência, o 1º Vice-Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Hélder Ernesto Injojo, fez saber que, durante o encontro, as partes passaram em revista sobre um conjunto de ações de apoio institucional e troca de experiências entre as duas instituições parlamentares.
“Foi uma oportunidade para refletirmos acerca da cooperação entre os dois órgãos legislativos”, vincou o 1º Vice-Presidente do Parlamento moçambicano.
Ainda na segunda-feira, Bias recebeu, em audiência de cortesia, na sede do parlamento, uma missão conjunta da Comissão da Consolidação da Paz (PBC) e do Gabinete de Apoio a Consolidação da Paz (PBSO), das Nações Unidas, que efectuou uma visita de trabalho a Moçambique.
Falando a jornalistas, o Presidente da Comissão da Consolidação da Paz, Ivan Simonovie, disse que a sua missão veio ao Parlamento para partilhar, com a Presidente Esperanças Bias, as notas daquilo que fizeram durante a sua visita em Moçambique.
“Ficamos felizes em ver a reconstrução do Porto de Mocímboa da Praia. Notamos que há passos galopantes para a exploração do petróleo e gás e esperamos que esses recursos beneficiem a população em Cabo Delgado e que todo o País”, frisou Simonovie.
De acordo com Simonovie, durante a visita a Província de Cabo Delgado, a sua delegação teve a oportunidade de falar com os deslocados, pessoas que retornaram as suas zonas de origens, autoridades municipais locais e governamentais, com vista a inteirar-se da real situação.
A visita desta missão a Moçambique surgiu em resposta ao convite do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, com vista a explorar o avanço das prioridades de consolidação da paz em Moçambique, particularmente no contexto da implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, bem como mobilizar apoios políticos, financeiro e técnico internacional para o País.
