Os deputados membros da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género Tecnologias e Comunicação Social (3ª Comissão) enalteceram, ao Governo, através do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e seus parceiros pelo sucesso na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar que tem contribuído, dentre vários factores, para a elevação do rendimento escolar bem como a retenção das crianças na escola.

Este sentimento foi manifestado, esta terça-feira, (14), no Distrito e Magude, por um grupo de deputados que foi convidado pelos parceiros do MINEDH para visitar algumas escolas daquele ponto do país, a norte da Província de Maputo, que beneficiam do projecto de alimentação escolar patrocinado pelo projecto “Nosso Futuro Brilhante”, uma organização nacional que conta com fundo do ministério de agricultura dos Estados Unidos da América.

Com efeito, os deputados daquela comissão visitaram as escolas primárias completas de Magude-Sede e de Chalate, onde tiveram a ocasião de testemunhar as crianças a tomarem uma das refeições que são oferecidas naqueles estabelecimentos de ensino.

De acordo com a deputada, Ana Chapo, que chefiava o grupo em representação da Presidente da Comissão, Lúcia Pedro Mafuiane, o Programa de Alimentação Escolar mostra-se fundamental, uma vez que segundo os relatos das duas escolas visitadas não se verificou nenhuma desistência desde que esta iniciativa foi implementada.

“Queremos encorajar ao Governo e aos parceiros para prosseguirem com este programa em prol da qualidade de educação, bem como da retenção das crianças na escola para que possam desta forma projectar um futuro melhor com a escola”, disse Chapo para quem há igualmente a necessidade de esta iniciativa abranger mais escolas que se achar necessário.

De acordo com o Director da Escola Primária Completa de Magude-Sede, Andrade Cuna, o impacto da implementação da alimentação escolar reflecte nos resultados pedagógicos alcançados em 2022, onde dos 599 alunos avaliados, o aproveitamento global que foi de 84.1 por cento, o que indica uma subida na ordem de 5.2 por cento comparado com 2021.

“Esta é a prova inequívoca de quão importante é a continuidade deste projecto, visto que melhora a pontualidade e a qualidade de ensino, reduz a desistência dos alunos e contribui para a redução da desnutrição”, disse Cuna.

Questionado sobre a sustentabilidade do projecto caso os parceiros decidam não continuar, Cuna disse que a escola que dirige tem um campo de cultivo que contribui para a diversificação da dieta alimentar.  O mesmo se verifica em todas as escolas que este projecto actua.  

Refira-se que dados do Distrito de Magude indicam que no todo são 65 escolas e dois centros internatos que se beneficiam do “Projecto Nosso Futuro Brilhante”, recebendo produtos alimentares como arroz fortificado, óleo vegetal, farinha de milho, cebola, ervilha e feijão que ajuntam a outros produtos agrícolas resultantes da produção escolar, como hortícolas, tubérculos, cereais entre outros.

Para a dinamização da produção escolar foram realizados, segundo dados apresentados pelo Administrador do Distrito de Magude, Lazaro Mbambamba, treinamento de 42 professores, 42 alunos e 315 membros dos conselhos de escola sobre técnicas agrícolas em 21 escolas.

“Efectuamos ainda a distribuição de sementes e materiais de trabalho agrícola em 21 escolas”, disse o Administrador, indicando que apesar de sucessos alcançados ainda persistem alguns desafios, sobretudo a demora nas obras de conclusão do armazém distrital para o armazenamento de produtos alimentares, a morosidade na reabilitação de infra-estruturas (armazéns escolares, latrinas, bomba de água), bem como a morosidade na construção de bases de nove tanques de água alocadas às escolas.

Refira-se que para além do Distrito de Magude, os deputados membros da 3ª Comissão visitam no Distrito de Matutuine, as escolas primárias e completas de Pedreira, no Posto Administrativo de Salamanga, de Mungazine, no Posto Administrativo de Katembe N’sine, quem beneficiam do mesmo projecto.