A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Nhiuane Bias, apela aos partidos políticos e aos cidadãos para que enveredem pelo civismo, postura de cidadania e para que o ambiente calmo e de tranquilidade, que caracterizou a campanha eleitoral e a votação persista.
A PAR que falava, esta quinta-feira, dia 19, na sede do parlamento moçambicano, durante a Sessão Solene de Abertura da VIII Sessão Ordinária da Assembleia da República, sublinhou que “aguardemos serenamente pelo anúncio dos resultados finais pelos órgãos competentes”.
A Presidente do Parlamento moçambicano considera que o processo eleitoral foi obra de cada um dos moçambicanos, bem como dos vários actores que intervieram na sua organização, “aos quais felicitamos vivamente. A nossa jovem democracia saiu mais fortalecida”.
Num outro desenvolvimento, a PAR vincou que o país está na época chuvosa e por isso, apela aos concidadãos que vivem em locais propensos a cheias e inundações e em áreas susceptíveis à erosão, para se fixarem em zonas altas e seguras e continuarem a seguir as orientações das autoridades competentes, de modo a protegerem as suas vidas e seus bens.
O apelo da Presidente do Mais Alto Órgão Legislativo do País vai, igualmente, às autoridades competentes e aos cidadãos para a necessidade de contínua tomada de medidas de combate e prevenção à malária e à cólera, doença que são típicos do tempo chuvoso.
De acordo com a PAR, Moçambique continua na lista dos países que ciclicamente são flagelados por desastres naturais extremos, inundações e secas, com consequências dramáticas para a vida da população e para o ambiente.
“Encorajamos às diversas entidades responsáveis, em particular o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), bem como aos cidadãos para que, como em momentos anteriores, tomem medidas preventivas adequadas”.
Falando do contexto da economia nacional, a PAR sublinhou que há sinais encorajadores no desempenho da actividade económica, não obstante os feitos da incerteza nos mercados internacionais, dos efeitos do terrorismo e do impacto das mudanças climáticas.
“Enaltecemos ao Governo pelo esforço de investimos com vista a criação de condições propícias para a dinamização da economia nacional” vincou a PAR. Quanto a sessão que hoje teve o seu início, a PAR exortou aos seus pares a necessidade de uma postura de cordialidade e decorro, virtudes fundamentais para “o bem decurso dos trabalhos”, que tem um rol inicial de 23 pontos a serem apreciados ate o dia 21 de Dezembro de 2023