A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, disse esta quarta-feira (07), na cidade de Tóquio, que os investimentos de empresas japonesas irão contribuir para a industrialização de Moçambique.

Falando durante o encontro que manteve com o Presidente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Akihiko Tanaka, a PAR que afirmou que o Governo aprovou o pacote de medidas de aceleração económica, que incluem a facilitação de entrada e permanência de investidores em Moçambique e a isenção de vistos, que inclui o Japão, com vista a impulsionar a economia.

Na ocasião, a PAR encorajou as autoridades nipónicas a continuarem com os apoios nos sectores sociais, particularmente na educação e saúde.

No que se refere a Educação, Bias destacou o apoio do Japão para 66 estudantes bolseiros, dos quais, 33 são através da Embaixada japonesa em Moçambique, as restantes 33 pela JICA, nas áreas de Ciências Sociais Humanas e Ciências Naturais Exactas.

Por seu turno, o Presidente da JICA prometeu continuar a apoiar Moçambique nas áreas sociais, bem como os sectores de agro-negócios, industrialização, entre outros.

Ainda nesta quarta-feira, a Presidente do Parlamento moçambicano recebeu, em Tóquio, o Presidente da Mitsui, YASUNAGA.