A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, saudou o Reino do Japão pelo anúncio do desembolso de 10 milhões de dólares norte-americanos não reembolsáveis para reconstrução de infraestruturas em Cabo Delgado, valor a ser canalizado ao Sistema das Nações Unidas.
Falando, esta terça-feira (06), em Tóquio, durante as conversações com o Presidente da Câmara dos Representantes da Dieta (Parlamento) do Japão, Hiroyuki Hosoda, no âmbito da visita oficial que efectua àquele país asiático, Bias agradeceu o apoio multiforme que as autoridades nipónicas prestam à Moçambique, com destaque para o combate a COVID-19, terrorismo, assistência humanitária e os desastres naturais.
Na ocasião, Bias informou ao seu homologo nipónico que, em Moçambique, a situação política é estável e as instituições estão a funcionar normalmente, estando o país empenhado na consolidação da paz e democracia.
“A situação econômica tende a melhorar, apesar dos ataques terroristaa, dos impactos negativos de eventos climáticos extremos e alta de preços de produtos alimentares e energéticos”, afirmou a Presidente do Parlamento moçambicano.
No que concerne aos desafios, Bias referiu-se ao terrorismo que afecta algumas zonas da Província de Cabo Delgado e os desastres naturais resultantes dos eventos climáticos extremos que assolam Moçambique ciclicamente, com destaque para ocorrência recente dos Ciclones Idai e Freddy.
A PAR manifestou, igualmente, o seu apreço pelo excelente acolhimento dispensado à sua delegação desde a chegada à Tóquio, tendo sublinhado que a visita resulta das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos, países e parlamentos.
Como exemplo das excelentes relações bilaterais, a PAR fez referência da recente visita do Primeiro-Ministro japonês à Moçambique, Fumio Kishida, bem como da missão empresarial público-privada que esteve no País para a promoção de comércio e investimentos que contribuem para o fortalecimento das relações entre os dois povos e países.
Por seu turno, o Presidente da Câmara dos Representantes da Dieta (Parlamento) do Japão solidarizou-se, em nome da instituição que dirige, com Moçambique em virtude da passagem recente do ciclone Freddy que causou enormes prejuízos ao País.
Durante o encontro, o dirigente parlamentar disse que o seu País está interessado em explorar as potencialidades que Moçambique dispõe, daí a necessidade do aprofundamento das relações de cooperação nos vários sectores entre os empresários dos dois países.
Ainda esta terça-feira, a PAR e a comitiva acompanhante visitaram as instalações do Museu Nacional de Tóquio. Na sua visita oficial ao Reino do Japão, iniciada segunda-feira finda, Bias faz-se acompanhar pelos Chefes das Bancadas Parlamentares da FRELIMO, RENAMO e MDM, Sérgio Pantie, Viana Magalhães e Lutero Simango, respectivamente.