A Bancada Parlamentar da FRELIMO (BPF) defende a necessidade de uma reflexão sobre o escopo de actuação do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA (GPPC-HIV/SIDA), no que tange as suas atribuições, para se incluir, na sua actuação, entre outras doenças, o autismo, as diabetes, os cancros da próstata, da mama e do colo de útero.
A informação foi tornada pública, esta quarta-feira, dia 31, na Assembleia da República (AR), pelo Chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO, Sérgio Pantie, durante a Sessão Solene da Encerramento da VII Sessão Ordinária da IX Legislatura da AR, acrescentando que “através do Gabinete, tal como fazemos com a problemática do HIV/SIDA, a Assembleia
da República, pode trazer à tona a sua voz para muitas enfermidades que são tabus na
sociedade e no mundo em geral”.
O deputado Pantie salientou que, a BPF tem estado a acompanhar o trabalho do Governo e de diversas entidades em prol da inclusão e assistência social da pessoa com necessidades especiais causadas por diferentes enfermidades raras, sublinhando que “a discriminação destes concidadãos, o difícil acesso aos serviços de saúde, transporte e a sua educação preocupam à sociedade”.
No entender do parlamentar, “estes e outros casos são a dura realidade de muitas famílias moçambicanas que sofrem na calada da família com o drama de várias doenças crónicas e raras as quais a nossa sociedade ainda não debate e que obrigam as famílias a se esconderem da dura realidade de ter um parente que dependa totalmente do apoio da família para o que é básico do ser humano.
Pantie sublinhou que no passado dia 21 de Maio, em Maputo, a sua BPF procedeu a entrega de produtos alimentares ao Centro de Acolhimento Obra Dom Orione, em apoio as crianças com necessidades especiais e com deficiência mental, fruto da contribuição dos deputados desta Bancada Parlamentar.
O Deputado Pantie disse que, a BPF tem estado a acompanhar o trabalho do Governo e de diversas entidades em prol da inclusão e assistência social da pessoa com necessidades especiais causadas por diferentes enfermidades raras, sublinhando que “a discriminação destes concidadãos, o difícil acesso aos serviços de saúde, transporte e a sua educação preocupam à sociedade”.
Num outro desenvolvimento, o parlamentar exortou a todos os jovens e adultos, homens e mulheres, aos partidos políticos, sociedade civil, a prepararem-se para mais um exercício de cidadania, participando de forma ordeira, pacífica, transparente e exemplar, em todas as etapas de preparação e realização das eleições, a partir do recenseamento eleitoral que está em curso desde o passado dia 20 de Abril”.
Pantie explicou que a 11 de Outubro próximo realizam-se as 6ªs eleições autárquicas, um processo que através da participação de todos os munícipes com idade de votar e ser eleitos contribui para a consolidação da democracia multipartidária em Moçambique.
“É mais um momento que os moçambicanos reafirmam o seu compromisso para com o
fortalecimento da democracia, tendo nas eleições como a única via de acesso e
exercício do poder político no contexto de um Estado de Direito Democrático e de
Justiça Social”, destacou o chefe da BPF.
O deputado exortou, igualmente, a juventude moçambicana, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico a não se deixar enganar e nem se envolver em agendas estranhas à ordem social desta Nação, justificando que “este país é vosso. Este país tem potencial para continuar a crescer e desenvolver e contará sempre convosco”.
Pantie congratulou o Governo que através da Secretaria de Estado da Juventude e
Emprego tem-se engajado em providenciar condições para os jovens empreenderem
garantindo uma renda e empregando outros jovens.