A Presidente do Gabinete da Mulher Parlamentar (GMP), Maria Marta Mateus Fernando Zalimba, disse que a igualdade entre o homem e a mulher é a condição para o combate e redução da pobreza e a garantia do acesso aos recursos para mulher, visando o seu empoderamento.

Falando, na vila fronteiriça da Ponta de Ouro, Província de Maputo, na abertura do Seminário de Capacitação dos Membros do GMP sobre Gestão e Liderança, Paridade do Género, Orçamentação e Lei das Sucessões, Zalimba afirmou que a igualdade entre homens e mulheres é expressa nos Programas Quinquenais do Governo, que introduzem a transversalidade na abordagem do género.

“Apesar dos progressos assinaláveis em termos de participação da mulher nos órgãos de poder e de tomada de decisão, ainda há um desafio em continuar a trabalhar na promoção da mulher na esfera política, econômica e social, com vista a alcançar as metas definidas pela SADC de 50/50”, frisou a parlamentar.

Num outro desenvolvimento, a Presidente do GMP fez saber que o órgão que dirige tem, neste momento, a preocupação de continuar com a divulgação das leis para que sejam salvaguardadas os direitos da mulher e da rapariga.

Por seu turno, Abel Firmino Manhique, representante da Internacional IDEA em Moçambique e parceiro estratégico da Assembleia da República, disse que esta capacitação visa dotar as deputadas de ferramentas de Género e Liderança, Paridade de Género e Orçamentação sensível ao género.

“Acreditamos que esta capacitação é oportuna, na medida em que os conhecimentos que serão apreendidos pelos Deputados poderão contribuir para o alcance do objectivo que esteve por detrás da criação do GMP, que é o melhoramento do desempenho da mulher parlamentar, promovendo a equidade do género e a cooperação entre as organizações congéneres, bem como dar enquadramento as actividades das mulheres parlamentares”, sublinhou a Presidente do GMP.

O Evento, de quatro dias, conta com facilitadores nacionais.