O Presidente da Comissão de Petições, Queixas e Reclamações (8ª Comissão), da Assembleia da República (AR), Álvaro António Faquira Caúl, entende que o deputado deve aprimorar a sua comunicação para melhor interagir com o cidadão que procura o Parlamento para apresentar as suas preocupações.
O Deputado, que falava esta sexta-feira, dia 12, na Vila fronteiriça da Ponta de Ouro, durante a abertura do Seminário de Capacitação dos Deputados da 8ª Comissão em Matérias de Ferramentas e Procedimentos de Interação com os Cidadãos nas Áreas de Administração Pública, Terra, Exploração Agrícola e Mineira, explicou que a comunicação é ferramenta indispensável do dia-a-dia do Deputado.

Caúl acrescentou que como é sabido, comunicar é um acto de interagir, e a 8ª Comissão nas suas actividades sempre privilegiou a comunicação com o cidadão, “daí a importância deste seminário, pois os deputados vão poder aprimorar ainda mais a sua comunicação para melhorar a sua interação com o cidadão”.
O parlamentar afirmou que o trabalho da 8ª Comissão é feito na base de comunicação, na interacção com todas as camadas da sociedade, e vai até ao longínquo espaço do território nacional na busca de soluções candentes do cidadão, e apelou aos seus pares para envidarem esforços no sentido de aprender tudo que será leccionado durante a formação.
“Quero apelar a todos os colegas, no sentido de aprendermos todos os ensinamentos que serão aqui transmitidos, porque é com base nisso que nós abrimos as portas para a transformação do Parlamento em uma verdadeira casa do povo, um verdadeiro tribunal do povo onde não se paga nenhum imposto, apenas basta escrever e submeter à comissão que o seu problema será resolvido”, sublinhou o deputado.
Por seu turno, o Gestor de Programas no Internacional IDEA, Elísio Muendane, disse que o IDEA está interessado com a formação dos deputados, pois lidam, de facto com um dos papeis essenciais do Parlamento que é a representação que e o grau de interação que esta Assembleia tem com o cidadão no seu dia-a-dia.
“Portanto a Comissão de Petições, Queixas e Reclamações é o ponto de entrada do cidadão no Parlamento, destacou Muendane, frisando que “é interessante para nós ver e saber como se faz esta interação, pois este contato com o cidadão, de certa forma reforçar a ideia de representação, reforça a ideia de legitimidade das instituições, reforça a percepção que o cidadão tem de o quão próximo o Parlamento está com ele”, frisou

Na ocasião, o Gestor de Programas no Internacional IDEA sublinhou que evento da Ponta de Ouro constitui oportunidade importante para a reflexão e partilha de experiências, desafios do dia-a-dia e boas práticas dos deputados da 8ª Comissão no que tange à comunicação com os cidadãos.
Muendane disse ainda que espera que os conhecimentos e ferramentas que os deputados irão adquirir nesta capacitação possam contribuir para aumentar os níveis de comunicação entre o Parlamento e os cidadãos.
O evento de dois dias é organizado pela AR em parceria com a Internacional IDEA e visa, dentre vários aspectos, capacitar e doptar aos deputados da 8a Comissão de ferramentas que concorram para o melhor domínio de instrumentos de interacção entre os deputados e os cidadãos no exercício da cidadania, nas áreas de Administração Pública, Empresas Públicas e participadas, na vertente de uso de terra, exploração agrícola e mineira.
Com esta capacitação espera-se que os participantes saiam munidos de conhecimentos e domínio de ferramentas de comunicação e gestão de informações no âmbito da competência da 8a Comissão; ferramentas de como lidar com petições, queixas e reclamações dos cidadãos no quadro de separação de poderes; domínio de instrumentos de interacção entre os cidadãos e os deputados; instrumentos de comunicação interinstitucional no domínio do funcionalismo da Administração Pública, empresas públicas e participadas e exploração mineira.