A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, considera de positivo o balanço da visita oficial efectuada de 23 a 28 de Abril à Federação da Rússia, a convite da sua homólogo, Valentina Valentina Matvienko, Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia.
Falando, em Moscovo, à imprensa moçambicana, que a acompanhava na sua visita oficial, a PAR referiu que “tivemos a oportunidade de trabalhar com o Senado e com a DUMA, bem como de visitar vários locais históricos e museu e deu-nos uma imagem daquilo que é possível fazermosˮ.

A PAR acrescentou que a visita permitiu também ter uma imagem do papel do deputado no processo de desenvolvimento, ʺque passa pela formulação de leis que respondam aquilo que é o desenvolvimento do pais e a fiscalização da implementação das mesmas leis”.
Nos diversos encontros que a Presidente do Parlamento moçambicano manteve no solo russo mostrou a sua indignação sobre a guerra entre países, sublinhando que “causa morte, dor e sofrimento de cidadãos inocentes, bem como destruição de infraestruturas”.
“A guerra apenas destrói. Então, todos nós devemos trabalhar para que tenhamos um mundo de paz”, disse Bias, defendendo que todos os cidadãos devem trabalhar para um mundo em paz, onde cada país respeita a soberania de outro país e que haja uma cooperação numa base de relacionamento são.

Na sua visita à Federação Russa, a PAR fazia-se acompanhar pelos Chefes de Bancadas Parlamentares da FRELIMO, RENAMO e do MDM, Sérgio Pantie, Viana da Silva Magalhães e Lutero Chimbirombiro Simango, respectivamente, e da deputada e membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, Ana Rita Sithole, e quadros do Secretariado-Geral do Parlamento moçambicano.