A Presidente da Assembleia da República, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou, esta terça-feira, dia 25, em Moscovo, Rússia, o interesse de ver um maior incremento das relações económicas e comerciais entre o empresariado moçambicano e russo, sobretudo, nas áreas de recursos minerais com enfoque para gás, petróleo e energia, como forma de impulsionar a cooperação entre os dois países e povos.

Falando durante um encontro de cortesia com a Presidente do Conselho de Federação da Assembleia Federal da federação da Rússia, Valentina Matvienko, a PAR disse que esse desiderato pode ser viabilizado pela realização de fóruns económico-empresariais bilaterais, bem como a participação em feiras económicas e comerciais, em prol do bem-estar dos dois povos.

“Sabemos que a Rússia tem vastos conhecimentos sobre Moçambique e das suas potencialidades em recursos mercê da nossa cooperação que data desde a luta de libertação nacional, para além de que sabe adicionar valor em recursos, por isso entendemos ser importante trabalharmos para que o empresariado russo invista em Moçambique”, disse a Presidente Bias ajuntando para além da exploração dos recursos, a Rússia pode transferir conhecimentos para potenciar também os moçambicanos.

Segundo a Presidente do Parlamento moçambicano, a missão dos parlamentos é de continuar a desenvolver as suas relações de amizade fortalecendo, igualmente, cada vez mais a cooperação incentivando as trocas comerciais e económicas a nível do sector privado.

Para a presidente Bias, Moçambique tem áreas ainda virgem que podem ser exploradas, destacando o investimento das empresas russas na exploração das areias pesadas na Província da Zambézia e a participação da Rosneft em três blocos de pesquisa de hidrocarbonetos nas áreas A5-B offshore de Angoche e Z5-C e Z5-D offshore do Delta do Zambeze com a participação de 20 por cento.

Ainda no encontro com a sua homóloga russa, a Presidente do Parlamento moçambicano saudou a Rússia pela decisão de aumentar o número de bolsas de estudos para moçambicanos, de 35 para 70, e solicitou que para além de serem formados a nível teórico, os estudantes pudessem beneficiar, também, de estágio pré-profissional em empresas russas, o que segundo a Presidente vai permitir a consolidação dos conhecimentos e adquirirem experiência prática a ser aplicado em Moçambique.

No domínio parlamentar, a PAR manifestou ainda a importância de ver cada vez mais aprofundadas as relações entre os dois parlamentos mediante o aumento de troca de delegações parlamentares dos dois países tendo em seguida convidado o grupo de amizade Rússia-Moçambique a visitar Moçambique para a troca de experiência e solidificar as relações interparlamentares.

O encontro entre a PAR e a sua homóloga da Rússia serviu para as duas parlamentares passarem em revista as relações de cooperação existentes entre Moçambique e Rússia, dois países que têm um potencial para a cooperação nas áreas de defesa e segurança, recursos minerais e energia, ciência e tecnologia, ensino técnico e profissional, transportes e comunicações, agricultura, infraestruturas, cultura e turismo,  bem como saúde e educação.

Na ocasião, a Presidente do Parlamento moçambicano agradeceu a colaboração e concertação entre os dois países nos fora internacional, particularmente na concertação de posições e apoio recíproco nas candidaturas, à semelhança do apoio à candidatura de Moçambique a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Por seu turno, a Presidente do Conselho de Federação da Assembleia Federal da Federação da Rússia disse que a visita da delegação Parlamentar moçambicana à Rússia constitui uma oportunidade para reforçar as relações de cooperação e de amizade existente entre os dois países e povos e, sobretudo, entre os parlamentos dos dois países.

“Comungo da ideia de que, como parlamentares, devemos continuar a trabalhar para a diversificação das trocas comerciais e entendo que as áreas de infraestrutura, turismo e energia têm um potencial enorme para se atingir esse objectivo”, disse Matvienko, salientando que comparativamente ao ano passado, as trocas comerciais entre Moçambique e Rússia melhoraram bastante este ano.

Salientou que há uma série de acordos que foram assinados entre Moçambique e Rússia e outros que ainda estão a ser estudados, “o meu apelo é que como parlamentos devemos controlar a sua aplicação”.

“No que diz respeito ao incremento das trocas comerciais e económicas a nível do empresariado russo e moçambicano, penso que as Embaixadas podem organizar encontros de negócios para empresários dos dois países”, disse Matvienko sustentando que desta forma será possível identificar várias áreas e oportunidades de negócios que podem interessar tanto os russos como os moçambicanos.

Sobre os documentos ainda em estudo pela parte moçambicana, Matvienko apelou à assistência da Presidente da Assembleia da República com vista a sua aceleração para a viabilização das relações económicas entre os dois países.

Dos documentos ainda em analise, Matvienko salientou que há ainda um estudo para a assinatura de um memorando na esfera da cultura e técnico científica e, segundo ela, a intervenção do Parlamento moçambicano para que esses estudos sejam concluídos com maior celeridade possível se afigura imprescindível e fundamental.

“Temos interesse também de ampliar a cooperação interparlamentar por via de grupos de amizade, bem como a nível das comissões de trabalho com o envolvimento de jovens deputados para a troca de experiências e conhecimentos para além de passagem de testemunho para os mais novos”, disse Matvienko tendo em seguida convidado à Presidente Bias a participar no 4º Congresso euroasiático sobre o género, a ter lugar próximo ano.

Refira-se antes do seu encontro com a Presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, a Presidente do Parlamento moçambicano visitou o museu histórico e cultural “Kremlin de Moscovo”, que congrega a Praça da Catedral, o Fundo do Diamante e o Arsenal do Estado.

Lembra-se que a Presidente da Assembleia da República encontra-se na Rússia para uma visita oficial de três dias a convite da sua homóloga russa e esta quarta-feira (26) vai discursar, na 544ª Sessão Plenária do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia.

Na sua vista à Rússia a Presidente da Assembleia da República faz-se acompanhar pelos chefes de bancadas parlamentares da FRELIMO, da RENAMO e do MDM, Sérgio Pantie, Viana da Silva Magalhães e Lutero Simango, respetivamente, e da Deputada e Membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, Ana Rita Sithole, e quadros do Secretariado Geral.