A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, recebeu, esta quarta-feira, na sede do Parlamento, em Maputo, o Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, num encontro de cortesia que serviu para, dentre vários aspectos, se debruçarem sobre assuntos de interesse bilateral, com enfoque para a área parlamentar.
Na ocasião, a Presidente Bias manifestou a vontade de ver as relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os parlamentos de Moçambique e da Zâmbia cada vez mais fortificadas.
A PAR agradeceu o apoio multifacetado anunciado pelo Governo zambiano para com as vítimas de ciclone Freddy.

Por sua vez, o Presidente da Zâmbia vincou, igualmente, a necessidade de maior cooperação entre os dois parlamentos, mediante a troca de delegações e reiterou o compromisso da Zâmbia na materialização dos acordos assinados com Moçambique em várias áreas.
Refira-se Hichilema encontra-se em Moçambique a convite formulado pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, e visa aprofundar e consolidar as relações históricas de amizade, boa vizinhança, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação nos dois países, no continente e no mundo.
Recorde-se que as relações de amizade, solidariedade e cooperação entre a República de Moçambique e a República da Zâmbia são históricas e datam do período da Luta de Libertação Nacional, com o valioso e inestimável apoio que a Zâmbia prestou para a causa da auto-determinação de Moçambique.
Foi na capital zambiana que, no dia 07 de Setembro de 1974, foram assinados os Acordos de Lusaka, que culminaram com a proclamação da Independência Nacional de Moçambique, aos 25 de Junho de 1975. A Zâmbia foi o segundo país do mundo a reconhecer a Independência de Moçambique, depois da Tanzânia.
Logo após a proclamação da Independência de Moçambique, os dois países assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que estabeleceu a Comissão Mista de Cooperação em diversas áreas, das quais negócios estrangeiros, Finanças e Investimentos; Defesa e Segurança; Migração; Agricultura; Governos Locais; Recursos Minerais; Energia; justiça; Saúde; Juventude e Desportos; Gênero, Assuntos Sociais; Educação; Indústria e Comércio; Transportes e Comunicações entre outras.