A Assembleia da República de Moçambique e a Assembleia Nacional da República de Angola assinaram, na sexta-feira, dia 03, em Luanda, uma Adenda ao Protocolo de Cooperação, de 2003, entre as duas instituições parlamentares.
O documento, assinado pelas Presidentes Esperança Bias e Carolina Cerqueira, de Moçambique e Angola, respectivamente, visa reforçar os objetivos definidos no Protocolo de 2003, através da inclusão de novos princípios, mecanismos de cooperação, competências e avaliação no cumprimento do Protocolo de Cooperação entre os dois Parlamentos.
Falando momentos após a assinatura deste dispositivo legal, a Presidente Bias disse que o instrumento irá impulsionar a organização de encontros regulares entre os deputados e funcionários dos dois parlamentos, com vista a troca experiências sobre as melhores práticas e revitalizar as ligas parlamentares para a dinamização do intercâmbio parlamentar.

Na ocasião, a PAR afirmou ainda que o documento, em referência, irá impulsionar a concertação de posições sobre questões internacionais nas zonas geopolíticas e de interesse comum, nos fora internacionais em que ambos estão representados.
No outro desenvolvimento, a Presidente do Parlamento moçambicano manifestou o apreço do povo moçambicano ao povo irmão angolano pela solidariedade no combate ao terrorismo que afecta alguns pontos da Província de Cabo Delgado, o apoio ao combate à pandemia da COVID-19 e na candidatura de Moçambique a Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujo mandato iniciou a 01 de janeiro do ano em curso.
Por seu turno, Cerqueira disse que a visita da sua homóloga à República de Angola representa o manifesto da vontade sublime dos povos dos dois países irmão no reforço das relações da cooperação e da eterna irmandade que os unem.
Para Cerqueira, segundo frisou, constitui grande prioridade da instituição que dirige o reforço das relações interparlamentares para dinamizar a diplomacia parlamentar a todos os níveis.
“É nosso desejo aprender o máximo do conhecimento e das vantagens que a vossa visita nos proporciona, pois, esta V Legislatura acarreta consigo enormes desafios, desde logo, o da consolidação da coesão da nossa instituição, o diálogo permanente entre todas as forças políticas e a busca de consensos em matérias estruturantes”, vincou Carolina Cerqueira.
Nesta sua deslocação à República de Angola, em visita oficial e a convite da sua homóloga angolana, Bias faz-se acompanhar pelos Chefes das Bancadas Parlamentares da FRELIMO, RENAMO e MDM, Sérgio Pantie, Viana Magalhães e Lutero Simango, respectivamente.
