A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, recebeu, esta sexta-feira, (14), no seu Gabinete de Trabalho, o Presidente da Organização Nacional dos Professores (ONP), Rosário Guidione Quive, que era portador de uma mensagem dos professores, por ocasião da passagem do dia 12 de Outubro, dia do Professor Moçambicano.  

Na massagem, os professores partilham os seus desafios com o Parlamento, dos quais as dificuldades do registo da ONP como uma organização sindical, bem como a questão da valorização e dignificação do professor que, segundo defendem, “passa necessariamente pelo reconhecimento dos seus direitos consagrados no estatuto do professor e no Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado”.

Os professores apontaram ainda como desafios, a premência do incremento e pagamento de cotas; a formação sindical das lideranças; a necessidade de angariação de mais membros para o Sindicato, através dos graduados do Instituto de Formação de Professores (IFP’s) e a concepção de projectos de rendimento para a sustentabilidade da organização.

Neste contexto, os professores solicitam a AR para que influencie as acções de advocacia promovidas pela ONP com intuito de salvaguarda do bem-estar do povo moçambicano, tendo como base a educação como direito fundamental para todos, onde o professo é o protagonista. 

Refira-se que de 2020 até ao primeiro semestre do ano em curso, a ONP angariou 7.613 membros, dos quais 3.450 são do sexo feminino. Para o presente ano, a efeméride é celebrada sob lema, ONP- Promovido o Diálogo Permanente por uma Identidade Sindical.

PAR com representantes da ONP