A Presidente da Comissão das Relações Internacionais Cooperação e Comunidades (CRICC) da Assembleia da República, Catarina Dimande, convidou a República da Cuba e a República Bolivariana da Venezuela, a tomarem proveito das medidas de aceleração da economia tornadas públicas pelo Presidente da República Felipe Nyusi e investirem em Moçambique.

A informação foi partilhada na manhã desta quinta-feira, (29), após o encontro mantido entre a Presidente da CRICC e os deputados dos Parlamentos da República da Cuba e da República Bolivariana da Venezuela.

De acordo com a Presidente Dimande, as medidas anunciadas pelos chefe de estado constituem uma oportunidade soberana para que vários investidores vejam Moçambique como um destino para investir, “por isso aproveitamos o encontro com os nossos congéneres de Cuba e de Venezuela a sensibilizar o empresariado dos seus países para o efeito”.  

“Acreditamos que algumas medidas passarão pelo Parlamento para apreciação e depois estaremos abertos para receber mais investidores aqui em Moçambique”, disse Dimande, tendo enaltecido, na ocasião, apoio multiforme dado pelos dois países à Moçambique, sobretudo, na sua eleição a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na ocasião, a deputada do Partido Comunista de Cuba, Rosário Diaz, manifestou a vontade de fortificar as relações de amizade e de cooperação entre os parlamentos do seu país e moçambicano sobretudo nas áreas do desenvolvimento económico e social.

Por seu turno, o Presidente da Comissão Permanente de Segurança e Defesa da Nação da Assembleia Nacional da Venezuela, Jesus Rafael Suarez Chourio, expressou a necessidade de consolidar as relações de colaboração entre Moçambique e Venezuela, frisando a necessidade de se criar um grupo de trabalhos parlamentares entre os dois países, com vista a troca de experiências entre ambos.