Moçambique acolhe de 25 de Outubro a 2 de Novembro de 2022, a 61ª Sessão da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a 42ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária África, Caraíbas e Pacífico-União Europeia (ACP-UE).
Esta informação foi tornada pública, esta terça-feira (20), na sede do Parlamento moçambicano, em Maputo, pela Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, em Conferência de Imprensa convocada para anunciar o lançamento dos dois eventos.
De acordo com a PAR, “as Sessões da Assembleia Parlamentar da OEACP e da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU são dois eventos parlamentares de dimensão mundial, cujo acolhimento resulta da confiança que estas duas organizações supranacionais depositam nas capacidades de Moçambique de organizar eventos desta dimensão, o que vai contribuir para a projecção e consolidação da boa imagem do nosso País na arena internacional”.
A PAR explicou ainda que a Assembleia Parlamentar da OEACP é o mecanismo de cooperação interparlamentar do Grupo dos países de África, Caraíbas e Pacifico (Grupo ACP), composto por 75 países, cujo objectivo é a promoção da paz, segurança, democracia, multilateralismo e redução da pobreza.
A Presidente do Parlamento moçambicano acrescentou que a Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU é uma instituição democrática parlamentar, que resulta da parceria estratégica entre o Grupo ACP e a União Europeia visando contribuir para a promoção dos Direitos Humanos, democracia, desenvolvimento socioeconómico e do comércio.
“Tendo em conta o princípio da rotatividade regional, no acolhimento das actividades das assembleias parlamentares destas duas organizações, a África Austral propôs, por unanimidade, que Moçambique acolhesse as duas sessões, o que foi aceite” explicou Bias recordando que Moçambique é membro deste organismo desde o ano de 2000.
A Sessão Solene de abertura da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU está marcada para o dia 31 de Outubro, seguindo-se as sessões plenárias das duas organizações e os fóruns da Mulher e da Juventude da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU.
