A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, enalteceu, esta quinta-feira em Maputo, o apoio multiforme que a República portuguesa tem prestado a Moçambique.
Falando a Imprensa, logo apos o encontro de cortesia que concedeu ao Primeiro Ministro português, António Costa, Bias sublinhou que tal apoio tem ajudado ao país a fazer face aos diversos desafios, com destaque para o terrorismo em Cabo Delgado, bem como o desastre natural como ciclone IDAI e a Covid-19.
Na ocasião, a PAR sublinhou que mesmo nos momentos difíceis, Portugal nunca deixou de dar ajuda a Moçambique, daí que “queremos continuar a contar com esse apoio”, acrescentando que o encontro com o PM de Portugal serviu, igualmente, para o estreitamento das relações de amizade, cooperação e de solidariedade entre os dois países e povos que se estende a nível parlamentar.
O PM português encontra-se em Maputo para participar na 5ª Cimeira Portugal-Moçambique, evento o qual a Presidente do parlamento augurou sucessos.
Por seu turno, o Primeiro Ministro de Portugal congratulou Moçambique pelo sucessos alcançados no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da RENAMO que, segundo ele, contribui para a consolidação da paz em Moçambique.
“As nossas felicitações ao povo moçambicano pelo sucesso alcançado neste processo”, disse Costa sublinhando que as relações entre Moçambique e Portugal continuam frutíferas tanto a nível dos governos assim como dos parlamentos, e que o seu país continua disponível para levar avante esta cooperação que data desde Outubro de 1975.
