
O Primeiro Vice-Presidente da Assembleia da República (AR), Hélder Injojo, enalteceu o apoio que o Governo dos Estados Unidos de América (EUA) tem dado a Moçambique, com maior destaque ao combate ao terrorismo que assola alguns distritos da Província de Cabo Delgado.
Injojo falava, esta quarta-feira (17), na sede do parlamento moçambicano, em Maputo, durante um encontro que os deputados moçambicanos mantiveram com uma delegação parlamentar norte-americana que se encontrava de visita de trabalho à República Moçambique.
“Enaltecemos a assistência na área de defesa e combate ao terrorismo que assola algumas regiões da província de Cabo Delgado, onde os EUA tem dado o seu apoio no combate desse mal socialʺ, disse Injojo, agradecendo a assistência humanitária que o Governo norte-americano tem dado as populações vítimas de terrorismo e dos desastres naturais que tem sido cíclicos no território nacional.

O Primeiro Vice-Presidente da AR acrescentou que “também queremos através desta oportunidade, agradecer o apoio dos EUA, sobretudo através do financiamento ao Plano Estratégico de Assistência a Moçambique, plano este financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), bem como os apoios que temos tido no quadro do financiamento do MILLENIUM CHALLENGE ACCOUNTʺ.
ʺQueremos reconhecer e saudar esta múltipla ajuda”, disse Injojo, destacando ainda a importância da Lei de Oportunidade e Crescimento Africano, criada pelo Governo norte-americano, visando facilitar o comércio entre os EUA e a África, explicando que “é uma lei que acreditamos que irá contribuir para o incremento da cooperação económico-empresarial entre os dois países”.

Por seu turno, o chefe da delegação norte-americana, Senador Chistopher Coons, afirmou que o encontro para troca de impressões entre os deputados da AR e os senadores norte-americanos foi produtivo. “Foi maravilhoso estar aqui nesse encontro com a Assembleia da República para podermos dialogar sobre assuntos de interesse mútuo”, frisou.
Falando sobre a cimeira entre o Presidente norte-americano e os líderes africanos, em Dezembro próximo, nos EUA, Coons acrescentou que espera a representação Moçambique ao mais alto nível no evento.