Os deputados da Assembleia da República (AR), membros da Comissão do Plano e Orçamento (CPO), instaram, esta quarta-feira, ao governo do Distrito de Muembe, na Província do Niassa, a envidar esforços para a instalação de uma instituição bancária para que a população possa ter lugar seguro para fazer as suas poupanças.

O apelo foi feito pelo Presidente da CPO, António Niquice, durante um encontro de trabalho que aqueles mandatários do povo mantiveram com os membros do Governo Distrital, tendo frisado que a falta de um banco naquele ponto do país impede a criação do bem-estar da população.

O deputado Niquice disse ser importante insistir junto das autoridades governamentais da província para que o processo de instalação de uma instituição bancária, em Muembe, possa conhecer um desfecho positivo a breve trecho.

No encontro mantido com os agentes económicos e as organizações da sociedade civil, os parlamentares ficaram a saber que decorrente da falta de banco os empresários têm sido vítimas de assaltos nos quais são despojados de avultados valores monetários.

Reagindo a preocupação apresentada pelos parlamentares, a Secretária Permanente de Muembe, Jerónima Ricardo Huo, afirmou que o assunto tem sido frequentemente abordado nos encontros com o Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província do Niassa.

Ela informou aos deputados que o Banco Internacional de Moçambique (BIM) é a instituição bancária que vai construir a sua sucursal no Distrito de Muembe, estando já identificado um espaço para o efeito.

Para além da falta de um banco, consta no rol dos desafios das autoridades governamentais daquele distrito a garantia do aumento da produção e produtividade agrárias, a melhoria dos níveis de colecta de receitas e do reembolso do Fundo de Desenvolvimento Distrital, o vulgo “7 Milhões de Meticais”.

No capítulo das finanças públicas, no primeiro semestre de 2022, Muembe arrecadou para os cofres do Estado 504.079, 50 Meticais de receitas próprias de um plano anual de 1.264.364,95 Meticais, representando uma realização de 40 por cento, contra 624.391,05 Meticais planificados, uma realização de 35,2 pontos percentuais, contra 10,170,00 Meticais de 2021.

O Administrador de Muembe, Cassimo Abdo, disse que, no período em referência, foram reembolsados 261,456,00 Meticais de um valor estimado em 421.580,00 Meticais planificados, representando uma execução de 62 por cento, contra 276.690,00 Meticais do transacto ano de. 2021.

O presidente da Comissão do Plano e Orçamento da AR e a comitiva parlamentar que encabeça mostraram-se preocupados com o estado das vias de acesso naquele distrito, tendo apelado aos dirigentes locais para envidar esforços no sentido de garantir que as mesmas sejam transitáveis.

Com uma superfície de 5.824 quilómetros quadrados e uma população de 44.042 habitantes, o Distrito de Muembe tem ainda como desafios a redução dos índices de criminalidade, a expansão e melhoria dos serviços públicos de saúde, educação, energia, água e saneamento.

Para além do presidente Niquice, a delegação parlamentar que visita a Província do Niassa integra os deputados Cernilde Amélia Muchanga, Carlos Manuel, Marquita Alexandre Luforte Jaime, Sábado Chombe, Faizal Antônio, Mustagibo Atimo  Bachir e Fernando Bismarque Ali.

Com a visibilidade suportada pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) no âmbito do memorando de entendimento rubricado com a AR, o grupo conclui, esta sexta-feira, dia 29, o seu périplo por Niassa, rumando depois para a Província de Nampula.