Os deputados da Assembleia da República (AR), membros da Comissão do Plano e Orçamento, mostraram-se satisfeitos com o desempenho do Conselho Executivo Provincial do Niassa por ter atingido, no primeiro semestre do presente ano de 2022, uma produção global de 39,9 mil milhões de meticais dos 48,4 mil milhões alcançados em igual período de 2021, registando uma realização de 82,6 pontos percentuais.
Este sentimento foi manifestado, segunda-feira, 25, pelo Presidente da Comissão do Plano e Orçamento, António Niquice, na cidade de Lichinga, durante um encontro de trabalho que um grupo de deputados membros daquela Comissão manteve com o Conselho Executivo Provincial do Niassa, no âmbito da actividade fiscalizadora da acção do Governo.
A Comissão do Plano e Orçamento está na Província de Niassa para aferir a implementação e cumprimento do Plano Economico e Social e Orçamento do Estado referente ao segundo semestre do 2021 e primeiro semestre do 2022.
“Constatamos com muita satisfação os esforços significativos na melhoria das condições de vida da população”, disse o deputado Niquice para quem este desempenho mostra o comprometimento do Governo em conferir condições para o bem-estar, económico e social da população daquela parcela do País.
Niquice encorajou os membros do governo da Província do Niassa que, perante adversidades de vária ordem, a continuar a tudo fazer para colocar aquele espaço territorial na rota do desenvolvimento.
N ocasião, a Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, referiu-se à necessidade de capitalizar a captação dos recursos internos (funcionamento e investimentos internos) para o cumprimento integral do plano Provincial, numa altura em que as receitas dos cofres do Estado conheceram um incremento em 11,2 pontos percentuais, alcançando 406,5 milhões de meticais contra 365,08 milhões de igual período de 2021, representando uma realização de 48,5 por cento.
Segundo a governante, em termos de peso na estrutura da produção global, continuam sendo os sectores de agricultura, produção animal, caça e florestas com 83,3 pontos percentuais, seguido por comércio e serviços com 8, 3 e pesca com 7,1 por cento.
Quanto às despesas correntes e de capital, a Governadora do Niassa disse que dos 858.4 milhões de meticais da dotação orçamental actualizada, sendo 669.4 milhões de meticais para as despesas de funcionamento, “foram executados 261,4 milhões de meticais, correspondente a 39 por cento e 189 milhões de meticais para as despesas de investimento interno e externo, tendo sido executados 61.9 milhões de meticais, o correspondente a 32,8 pontos percentuais”.
Massengele enumerou um conjunto de desafios que a Providência de Niassa enfrenta, tendo destacado a contínua necessidade de promoção daquele ponto do país como destino turístico de referência nacional e internacional e a provisão de serviços e oferta turística da província, através de campanhas de bem servir, treinamento dos colaboradores, classificação e reclassificação dos empreendimentos turísticos.
A comitiva parlamentar da Comissão do Plano e Orçamento da AR que trabalha na Província do Niassa integra para além do Presidente Niquice, os deputados Cernilde Amélia Muchanga, Carlos Manuel, Marquita Alexandre Luforte Jaime, Sábado Chombe, Mustagibo Atimo Bachir e Fernando Bismarque Ali.
Para além dos encontros de trabalho com os governantes, empresários e agentes económicos, o grupo vai escalar os distritos de Muembe, Santa e Chimbonila para interagir com os governos locais e visitar empreendimentos económicos.
