O Gabinete da Juventude Parlamentar (GJP) enalteceu, esta terça-feira, o trabalho coordenado existente entre a Direcção do Distrito Municipal de Katembe, o Conselho Distrital da Juventude e as associações juvenis em prol da busca de soluções concertadas para fazer face às necessidades e inquietações dos jovens naquele ponto da Cidade de Maputo.

Este sentimento foi manifestado durante um encontro que os deputados da Assembleia da República membros do GJP mantiveram com a direcção do Distrito Municipal da Katembe e os representantes dos jovens associados daquele distrito, no âmbito do trabalho de fiscalização sobre a implementação e cumprimento da legislação que versa sobre assuntos da juventude, com destaque para a Política Nacional da Juventude aprovada pela Assembleia da República.

No encontro, os jovens deputados ficaram a saber que o trabalho desenvolvido pelo jovens da Katembe no âmbito de associativismo juvenil, bem como na sensibilização sobre doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, o combate a drogas bem como alcoolismo no distrito tem sido feito em coordenação com aqueles sectores.

“Estamos impressionados com o nível de coordenação que demostraram no vosso trabalho aqui no Distrito de Katembe. Entendemos que se todos os jovens desenvolvessem as suas actividades em consonância com as entidades governamentais seria possível resolver maior parte dos problemas dos jovens”, disse na ocasião, a Presidente do GJP, Olivia Matavele, que encabeça a comitiva de jovens deputados que trabalha na Cidade de Maputo.

Matavele sublinhou que um dos objectivos da realização da jornada parlamentar é de ver como é feita a articulação entre os governos distritais, os conselhos da juventude a nível do distrito e as organizações juvenis em busca de soluções que contribuam para maior ocupação dos jovens para o seu bem-estar social e económico.

“Os jovens têm muitas ideias de desenvolvimento. Contudo, são ideias desenvolvidas de uma forma desordenada. Por isso, defendemos que a concertação de ideias e de acções, independentemente, de onde o jovem estiver pode contribuir para reduzir os problemas que assolam os jovens e, desta forma, desenvolver Moçambique”, disse Matavele, sublinhando que o caso da Katembe deve ser replicado por outros distritos no país.

Na Katembe existem cerca de 12 associações dos jovens que trabalham e assuntos sociais como HIV e SIDA, cuidados de crianças órfãs e vulneráveis, idosos, combate contra o consumo e trafico de drogas na juventude entre vários outros aspectos. Destas associações apenas duas é que estão legalizadas, uma realidade que assola diversos distritos visitados pelos jovens deputados.

Na ocasião, o Vereador do Distrito Municipal da Katembe, Celso Fulano, falou dos projectos em curso para o benefício da juventude daquele distrito municipal com destaque para a busca de parcerias com vista a construção de casas sociais que os jovens poderão adquirir a custos bonificados.

“Já distribuímos aos jovens mais um total de 200 terrenos para a construção das suas casas”, disse Fulano, acrescentando que fora isso estão em curso, igualmente, a construção de 100 casas que deverão beneficiar os jovens.

Num outro desenvolvimento, Fulano revelou que nos finais do mês em curso a população daquele ponto da cidade de Maputo vai beneficiar de uma morgue com capacidade de seis corpos, estando-se neste momento no processo de montagem das camaras frigorificas   e que já tem instalado o Poste de transformação (PT) que dever alimentar, com corrente eléctrica de qualidade, aqueles serviços.

Durante a fiscalização parlamentar na Katembe, os jovens deputados visitaram o posto de saúde local e interagiram com um jovem empreendedor.

Esta quarta-feira (20), os jovens deputados vão trabalhar no Distrito Municipal de Kanyaka.