A Presidente do Gabinete da Juventude Parlamentar ﴾GJP﴿, Olívia Matavele, enalteceu, segunda-feira finda (11), o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Governo da Província de Tete visando responder os anseios e necessidades dos jovens naquele ponto do país, mediante a observância e implementação das actividades plasmadas na Política Nacional da Juventude.

“Fazemos uma apreciação positiva do trabalho realizado esta segunda-feira, uma vez que apesar das dificuldades que apoquentam os jovens da província, há um trabalho coordenado que está a ser desenvolvido”, disse a deputada Matavele falando a imprensa momentos depois do encontro de trabalho com as Direcções Provinciais vocacionadas a juventude.

A Presidente do GJP explicou que um dos principais objectivos desta jornada parlamentar é abrir um espaço de interação com os jovens desta província com vista a concertar ideias para que, independente de onde o jovem estiver, contribua para o desenvolvimento do país.

“Estamos cientes de que ainda persistem vários desafios dos jovens inerentes a questões de habitação e empregabilidade. Contudo, é necessário que concertemos as nossas sinergias para que mais jovens se engajem em actividades que contribuam para o seu auto-emprego e desta forma o desenvolver o país”, disse a deputada, instando ao Governo da Província de Tete a redobrar esforços para que mais jovens tenham ocupação e não sejam aliciados para acções nefastas como são casos de drogas, prostituição, criminalidade e terrorismo.

Não ocasião, os jovens da Província de Tete instaram aos jovens deputados da Assembleia da República (AR) para sensibilizar o Governo central para a criação de uma política habitacional para jovens daquela província, a semelhança do que tem acontecido noutras províncias como é o caso de Maputo.

Este apelo foi apresentado pelo Presidente do Conselho Provincial da Juventude, Lenisson Eduardo Griberth, o qual explicou aos deputados que o problema de habitação continua um dos maiores desafios dos jovens da Província de Tete e que uma das soluções seria a aprovação de uma política habitacional de jovens da província com vista a criar mais facilidades para a resolução do problema.

“Entendemos que com a ajuda do GJP na sensibilização de quem de direitos na criação de uma política habitacional para a província podemos ultrapassar o problema de habitação na Província de Tete”, disse Griberth para quem há um trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com o Conselho Autárquico de Tete que culminou com a distribuição de cerca de 200 terrenos para jovens.

Para o Presidente do Conselho Provincial da Juventude de Tete, outros desafios têm a ver com o desemprego, facto que leva alguns jovens a envolver-se na prostituição, consumo de álcool e de drogas, colocando em causa a sua saúde, para além de dificuldades que enfrentam para a legalização das associações juvenis, “uma vez que das 226 associações existentes na Província de Tete, apenas um quinto e que estão legalizadas”.

Ainda na Província de Tete, os jovens deputados da AR interagiram com jovens reclusos do estabelecimento penitenciário provincial, tendo aconselhado os reclusos para a necessidade de enveredar, depois de cumprimento das suas penas, por práticas que não conflitue com a lei, o que pressupõe ter um bom comportamento na reclusão e adesão a actividades que os possibilitem maior e melhor inserção social.

No estabelecimento penitenciário provincial de Tete, os jovens deputados ofereceram um quite protecção contra Covid-19 constituído por 400 máscaras de pano como forma de incrementar os esforços do Governo na prevenção e combate a Covid-19.

Esta terça-feira, dia 12, os membros do GJP, que além da respectiva presidente, integra os deputados Nunes Antege, Albertina Lino, Cernilde Muchanga e Mércia Viriato vão visitar as associações juvenis do Distrito de Cahora Bassa para, dentre vários aspectos, inteirar-se das dificuldades enfrentadas no cumprimento da Política Nacional da Juventude aprovada pela AR.  

O GJP trabalha, até sexta-feira próxima, dia 16, na Província central de Tete para aferir o grau do cumprimento da legislação nacional sobre a protecção social da juventude e verificar o grau de implementação da Política Nacional da Juventude durante o primeiro semestre do 2022.

Enquadrado no âmbito das jornadas parlamentares, os jovens deputados estão, igualmente, a acompanhar as actividades desenvolvidas pelos Conselhos Provinciais e Distritais da Juventude na qualidade de elo de ligação entre os jovens e o Governo em prol da resolução dos problemas que apoquentam a juventude. Ainda segunda-feira finda, os jovens deputados mantiveram encontros de trabalho com os Serviços de Representação do Estado e o Conselho Executivo Provincial, bem como as Direcções Provinciais que trabalham em prol da juventude e o Conselho Provincial da Juventude (CPJ).