O Parlamento Pan-Africano (PPA), órgão da União Africana no qual Moçambique tem membros efectivos, elegeu, esta quarta-feira, dia 29, na cidade sul-africana de Midrand, o zimbabwiano Fortune Zephania Charumbira, como novo Presidente deste organismo continental para os próximos três anos.

Charumbira, Representando da Africa Austral e que, até então, assumia o Cargo de Presidente Interino do PPA, foi eleito com 161 votos, de um total de 203 eleitores, 31 votos em branco e 11 nulos.

De recordar que, para a sua eleição, Charumbira contou com os votos dos Membros do Grupo Nacional Junto do Parlamento Pan-Africano, nomeadamente, a Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, e os Deputados Aires Ali, Damião José, António Maianato e André Magibiri.

Entretanto, o Porta-Vos da Delegação parlamentar moçambicana, Damião José, falando a Imprensa nacional, disse que o destaque da presente sessão, a IV da V Legislatura, foi a observância do princípio da rotatividade, em cumprimento da decisão dos Chefes do Estado da União Africana.

“Nesse sentido, as regiões que tem a prerrogativa de apresentar as candidaturas são apenas duas, nomeadamente a região Norte e a de África Austral, que é a que o grupo nacional de Moçambique pertence”, afirmou Damião, acrescentando que, a região Austral nunca tinha estado na presidência deste órgão e sempre defendeu o princípio de rotatividade.

De salientar que a África Austral elegeu por consenso e unanimidade como candidato à presidente do Parlamento Pan-Africano, o zimbabwiano Charumbira, tendo Moçambique mantido a sua posição que assumiu desde a primeira hora.