
Os deputados membros da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social enalteceram ao governo do distrito de Guro, na província central de Manica, pelo trabalho que tem desenvolvido para o aumento de partos institucionais, uma medida que visa salvaguardar a vida e a saúde dos recém-nascidos, bem como das gestantes, ao se assistir mais 4.800 dos 4.952 planificados para o ano de 2021, o que corresponde a uma cifra de 97 por cento.
Este sentimento foi manifestado esta terça-feira (14) durante uma visita que este grupo de deputados efectua a província de Manica no âmbito do trabalho de fiscalização do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo e implementação do Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado (PESOE) para o segundo semestre de 2021 e do primeiro trimestre de 2022 sobretudo nas áreas sociais.

Na ocasião, os parlamentares ficaram a saber que no primeiro trimestre de 2022, foram assistidas 1.292 mulheres em partos institucionais, de um plano de 5.045 contra 1.260 de igual período do ano passado, o que corresponde a uma subida em 25. 6 por cento e uma realização de 2.5 por cento.
Ainda no âmbito do sector da saúde, dados prestados aos deputados pela Administradora daquele distrito, Angelina Maria Luís, foram realizados 1.891 consultas de planeamento familiar, de um plano de 5.606 contra 1.833 de igual período de 2021, o que corresponde a 33.7 por cento de realização e um aumento de 3.1 por cento.
A delegação parlamentar apreciou, igualmente, positivamente o desempenho do distrito em diversos sectores no sentido de cumprir e fazer cumprir as orientações plasmadas no programa quinquenal do governo.
No entanto, são apresentados como desafios deste distrito o aumento de áreas de produção agrícola, mediante a criação da capacidade para aquisição de insumos agrícolas e assistência técnica aos produtores, o reforço da sensibilização da população para a importância de pagamento de impostos para elevar os níveis de colecta de receitas, bem como expandir e melhorar os serviços de saúde, educação básica através da implementação de infra-estruturas e no melhoramento das condições de atendimento aos utentes.
“O Distrito não tem um hospital distrital. Por causa da demanda, alguns doentes são levados ao distrito de Catandica, cerca de 100 quilómetros, e os graves são transferidos para cidade de Chimoio”, disse administradora apontando a par disso o distrito precisa, igualmente, de uma mais ambulância porque neste momento só existe uma operacional que não serve para atender a todas as localidades do distrito.
Outro desafio do Distrito tem a ver com a necessidade de melhoramento do acesso a água potável e saneamento do meio nas comunidades. Em 2021, foram efectuadas 108 novas ligações de água, das 100 planificadas, uma realização de 108 por cento, contra 258 de 2020, o que representa uma redução em 58.1 por cento e, no primeiro trimestre desta ano, fez-se a manutenção de cinco bombas de água através do comités de gestão.
Segundo a administradora, não obstante a exiguidade do orçamento e das restrições impostas pela pandemia do COVID-19, o desempenho do governo do distrito para o período em análise foi positivo tendo em conta a tendência crescente na realização das principais actividades descritas e pelo nível de execução do Plano, que atingiu 85, 8 por cento e 71.0 por cento em 2021 e primeiro trimestre de 2022, respectivamente.
“Reconhecemos, como governo do distrito, a necessidade de continuar a trabalhar com afinco em prol do desenvolvimento socioeconómico e sustentável do distrito de Guro, assumindo incansavelmente o compromisso de alcançar as metas dos desafios do distrito”, sublinhou Angelina Maria Luís.
Em forma se encerramento, a presidente da 3ª Comissão exortou a necessidade de o distrito continuar desenvolver acções para sensibilizar as comunidades que escondem crianças deficientes para que elas possam ser tiradas do cárcere para poderem beneficiar da educação, cuidados de saúde e por si definirem o seu futuro, bem como a apelar a população para construir casas resilientes, bem como na construção de novas escolas. Exortaram ao distrito a trabalharem com vista a equidade de género sobretudo nos locais de liderança e de tomada de decisões.
Amanha, quarta-feira o grupo de deputados membros da comissão dos assuntos sociais, do género, tecnologia e comunicação social vai trabalhar no distrito de Macossa para aferir grau do cumprimento do PQG e do Plano Economico e Social e orçamento do estado nas áreas sociais referentes ao segundo semestre de 2021 e primeiro trimestre de 2022.