Uma delegação de deputados da Assembleia da República, chefiada pelo Primeiro Vice-presidente, Hélder Injojo, visitou, sexta-feira finda, 20, na Finlândia, a Empresa Sandvik vocacionada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para uma exploração sustentável dos recursos minerais.
De acordo com deputada Telmina Pereira, que falava na qualidade de porta-voz da delegação moçambicana, esta foi uma oportunidade de visitar uma empresa que se dedica à produção de tecnologias de ponta para área de mineração, tanto em profundidade quanto em superfície e, Moçambique sendo um País com elevado potencial em recursos naturais, “pensamos que este tipo de tecnologias pode ser benéfico também para a mineração tanto em superfície quanto em profundidade no nosso país”.
“Pensamos que há um potencial de cooperação com as nossas empresas e nossos empresários investidores na área de minas, sobretudo, porque nós estamos a caminhar para uma produção mineira que seja amiga do ambiente, que deve causar o mínimo de danos possíveis tanto ao ambiente quanto aos seres humanos”, disse a Deputada ajuntando que este foi, igualmente, um momento de aprendizagem muito importante e “acreditamos que isso pode ser uma mais-valia para o sector mineiro em Moçambique”.
Por sua vez, o Director de Projectos da Empresa Sandvik (Empresa que desenvolve tecnologias para exploração mineira), Ilkka Lahdelma, durante a visita, a direcção da Empresa e os deputados moçambicanos discutiram sobre aspectos relacionados com a electrificação, a inovação e a digitalização do processo de exploração”.
“O ponto central foi de como podemos apoiar Moçambique para que possa usar essa tecnologia na exploração dos recursos naturais, no sentido de garantir a segurança no trabalho, eficiência nos processos e mineração sustentável”, disse Ilkka Lahdelma mostrando a disponibilidade de sua empresa de apoiar Moçambique nesta matéria.
Segundo avança, os deputados da Assembleia da República viram e gostaram, “por considerar que esta tecnologia pode contribuir para maximizar os ganhos em termos de receitas e em termos de redução de danos ambientais advindas da indústria extractiva”.
A empresa Lahdelma tem mais de 50 anos e possui mais de 40 mil colaboradores em todo mundo.
A visita dos deputados Moçambicanos decorre no contexto de reforço das capacidades dos deputados da Assembleia da República para a promoção de boa governação no sector de indústria Extractiva e conta com apoio do Instituto para a democracia Multipartidária e da Demo Finland e é financiada pela Embaixada da Finlândia.
Os deputados da Assembleia da República de Moçambique estão na Finlândia para visita de troca de experiências. Na quarta-feira finda os parlamentares moçambicanos interagiram com os seu homólogos finlandeses onde abordaram a questão da transparência na gestão de receitas do sector extractivo, tendo em conta que os recursos naturais são limitados e a sua exploração deve beneficiar à actual e à futura geração.
