Os Parlamentos de Moçambique e Botswana assinaram, nesta segunda-feira (16), em Maputo, um Memorando de Entendimento que visa desenvolver relações privilegiadas baseadas nos princípios de igualdade, reciprocidade de benefícios e respeito mútuo, e comprometem-se a consultarem-se sobre matérias de interesse parlamentar.
O memorando, com duração de cinco anos renováveis automaticamente por igual período, foi rubricado pela Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Laurinha Francisco Nhiuane Bias e pelo Presidente da Assembleia Nacional de Botswana, Phandu Tombola Chaha Skelemani.
Através deste Memorando de Entendimento as Partes comprometem-se a organizar encontros regulares entre os dois parlamentos para a troca de experiências sobre assuntos de interesse comum, realizar visitas de estudo e de trabalho recíprocas através das delegações parlamentares e criar Ligas Parlamentares de Amizades.
Na ocasião, a Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, disse que é responsabilidade dos presidentes de ambos Parlamentos dar força ao Memorando de modo a verificar, regularmente, o que está e não a ser feito nos dois países e que os mesmos devem trabalhar no sentido de aproximar cada vez mais os dois povos através dos Deputados que os representam.
“Queremos agradecer ao Botswana por ter escolhido Moçambique como uma porta de saída do seu carvão, acreditando que as exportações usando o Porto de Maputo são uma forma de apoio aos reforços de integração regional que todos nós almejamos de uma África Austral sustentável e única que luta pelos mesmos objectivos” frisou a PAR.
Por sua vez, o Presidente da Assembleia Nacional do Botswana, Phandu Tombola Chaha Skelemani, disse que a assinatura do Memorando é um acto de grande importância que visa solidificar e maximizar cada vez mais a cooperação e a troca de experiências entre os dois parlamentos, através das Comissões Parlamentares.
O Presidente da Assembleia Nacional do Botswana encontra-se em Moçambique para uma visita de trabalho de cinco dias. Ainda nesta segunda-feira, o Parlamentar tswana manteve encontros de trabalho com as Bancadas Parlamentares da FRELIMO, da RENAMO e do MDM.
