Os Deputados da Assembleia da República fazem uma avaliação positiva do trabalho que as autoridades governamentais e parceiros realizam em prol das populações afectadas pelo ciclone tropical GOMBE que também fustigou as Províncias de Nampula e Zambézia.
A satisfação foi, sexta feira passada, expressa pelo Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente e Chefe do grupo parlamentar que trabalhou no Niassa, Manuel Rodrigo Ramessane, tendo acrescentado que “encontramos no terreno uma equipa dinâmica e funcional na procura de soluções para uma melhor resposta aos efeitos daquela calamidade natural”.
O deputado sublinhou que o seu grupo concluiu que a visita parlamentar correspondeu às expectativas e os objectivos preconizados foram alcançados, tendo havido colaboração das autoridades locais e abertura na abordagem dos problemas que sufocam os afectados.
Todavia, Ramessane recomendou aos governos dos distritos visitados para imprimir maior dinamismo na monitoria da construção de habitações resilientes, recorrendo aos materiais locais e prosseguir com as actividades de reabilitação das estradas e outras infraestruturas danificadas pelo ciclone tropical GOMBE.
No processo de reabilitação da estrada Cuamba/Mecanhelas, cujas as obras iniciam no terceiro trimestre deste ano, os Deputados da Assembleia da República alertaram ao governo provincial para prestar maior atenção aos aspectos inerentes à elevação das pontes para se evitar eventuais inundações e submersões.
O grupo parlamentar, que integrava os deputados Manuel Rodrigo Ramessane, Jerónimo Malagueta Nalia, Almina Monteiro Maulide, Aida Soares Goveia e Alberto Francisco Valoi, constatou que, nos locais visitados, as habitações afectadas pelo ciclone tropical GOMBE localizam-se nos bairros residenciais, facto que facilitou o processo de socorro das pessoas afectadas pelas famílias, não necessitando a criação de centros transitórios de acomodação.
Com 331.239 habitantes e uma superfície calculada em 5.031km quadrados, Mecanhelas teve 18 casas destruídas pelo GOMBE que afectou 103 pessoas, das quais 72 crianças, 46 mulheres e 15 homens.
O leque das recomendações deixadas pelo grupo dos deputados membros das comissões dos Assuntos Socias, do Gênero, Tecnologias e Comunicação Social e da Agricultura, Economia e Ambiente foram acatadas pelo Secretário de Estado da Província de Niassa, Diniz Vilanculos, tendo afirmado que “tudo faremos para que as populações afectadas não se sintam desamparadas”.
O governante garantiu ao grupo dos deputados da Assembleia da República que as infraestruturas danificadas pelo ciclone estão em construção e que a breve trecho tudo voltará a normalidade.
Entre os dias 29 de Março e 02 de Abril corrente, este grupo de parlamentares efectuou uma visita de trabalho a Província do Niassa para, no terreno, avaliar o impacto causado pelo ciclone tropical GOMBE e manifestar o sentimento de solidariedade as comunidades afectadas e encoraja-las para continuarem a acatar as recomendações do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).