A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) recebeu esta terça-feira, 29 de Março de 2022, a visita da Comissão de Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República (AR), no âmbito das actividades de fiscalização e supervisão.
A visita tinha em vista, de acordo com o Presidente da CPO, o deputado António Rosário Niquice, colher informação sobre o desempenho da EDM, tendo em conta a relevância estratégica da Empresa nos processos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
Durante cerca de quatro horas em que o Conselho de Administração e directores de nível central da EDM estiveram reunidos com os parlamentares nacionais, foram debatidas matérias concernentes à implementação das actividades de longo, médio e curto prazos, com destaque para o Programa de Electrificação Nacional, os Acordos de Retrocessão, bem como dos Projectos que visam, por um lado, o aumento de geração de energia, e, por outo, o reforço de infraestruturas eléctricas.
Os deputados mostraram especial preocupação relativamente ao critério de calendarização da electrificação dos Postos Administrativos, qualidade de energia fornecida aos clientes, sobretudo nas zonas suburbanas, e o tempo de resposta às reclamações.
Sobre as questões levantadas, a EDM partilhou informações sobre iniciativas em curso visando a melhora da qualidade de energia, sendo uma delas o Projecto PERIP que vai, a breve trecho, melhorar a qualidade de energia bem como reduzir o elevado nível de perdas técnicas.
Sobre os Postos Administrativos (PA), ficou-se a saber que, tendo como base um estudo aprofundado sobre a viabilidade de electrificação, foi possível mapear e estabelecer um cronograma que orienta a EDM e o Fundo de Energia (FUNAE) na electrificação de135 PA até 2024, sendo 94 através da rede eléctrica nacioanl e 41 por meio de sistemas isolados, respectivamente.
A EDM reconheceu a necessidade de melhorar os canais de comunicação com os clientes tendo, ainda assim, informado que para além da Linha do Cliente, a Empresa criou contactos locais, mais próximos às comunidades em que, inclusivamente, a comunicação é feita em línguas locais. Adicionalmente, as Áreas de Serviço ao Cliente dispõem de piquetes para atendimento presencial.
No fim do encontro, o Administrador de Electrificação e Projectos na EDM, Joaquim Ou-Chim, informou que os parceiros de cooperação, nomeadamente, o Banco Mundial, Reino da Suécia e Noruega já asseguraram a disponibilidade de trezentos milhões de dólares americanos para o financiamento da segunda fase do Programa Energia para Todos.
Os deputados saudaram os esforços da EDM, mostrando disponibilidade para apoiar a discussão e aprovação de legislação que ajude a melhorar a dinâmica empresarial e, por via disso, o contributo desta empresa na melhoria do ambiente do negócio no País.