A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, felicitou a todas as mulheres do Mundo e a Mulher Moçambicana, em particular, pela comemoração do 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, exortando-as para que “continuemos a apostar em acções que promovam a emancipação, o empoderamento e a equidade de gênero”.

Falando esta quarta-feira, no Plenário da Assembleia da República, a PAR vincou que “queremos parabenizar o espírito lutador das mulheres, o seu papel insubstituível na família, como Mãe e educadora, bem como na sociedade, dando a sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural”.

A Presidente do Parlamento moçambicano aproveitou o momento para expressar a solidariedade da instituição que dirige para com às mulheres vítimas do terrorismo, no Mundo inteiro, e em particular “no nosso País, as nossas mães e irmãs na Província de Cabo Delgado”.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado sob o lema “igualdade de gênero hoje para um amanha sustentável”, em reconhecimento das mulheres e raparigas que estão na liderança de processos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

No contexto do período da Quaresma, iniciado no dia 02 de Março, a PAR direccionou a sua intervenção para os irmãos que comungam a Religião Cristã, fazendo votos para que “este momento seja de reflexão, introspecção e de acções de solidariedade que contribuam para a promoção da paz e da harmonia nas nossas famílias, na sociedade Moçambicana e no Mundo”.