A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, disse que, quanto ao investimento no quadro docente, no presente Quinquénio, o Governo de Moçambique tem envidado esforços, recrutando e afectando professores qualificados nas escolas, de modo a reduzir o rácio aluno/professor, perspectivando-se a sua melhoria de 65 em 2021 para 61 em 2024.
A governante, que falava, esta quarta-feira, dia 9, no Plenário da Assembleia da República, durante a Sessão de Informações do Governo, vincou que no período compreendido entre o ano 2020 e 2022, foram admitidos 22.108 professores formados nos Institutos de Formação de Professores de Ensino Primário e Educação de Adultos e Instituições de Ensino Superior, sendo 20.831 para o ensino primário e 1.277 para o Ensino Secundário, o que permitiu a redução do rácio aluno/professor para 65 em 2021.
“A par da admissão de novos professores qualificados, o sector tem vindo, igualmente, a realizar várias acções de formação contínua aos professores que já leccionam no ensino primário, em matérias de literacia e numeracia, e aos gestores escolares, em matérias de gestão pedagógica e financeira, com o objectivo de melhorar as suas competências profissionais, frisou o Namashulua, explicando que “deste modo, beneficiaram-se da formação contínua, nos anos 2020 e 2021, um total de 37.003 professores e 2.647 gestores das escolas”.
A Ministra lembrou que a partir de 2019, o requisito para ingresso nas Instituições de Formação de Professores para o Ensino Primário e Educação de Adultos é a 12a classe, esperando-se que, até ao fim do Quinquénio 2020-2024, tenham sido formados 11.877 novos professores do Curso da 12a Classe Mais três anos de formação, sendo que no presente ano serão graduados 1.851.
“Estes professores vão reforçar as estratégias de ensino-aprendizagem de qualidade nas escolas, considerando o seu nível de ingresso e o tempo da sua formação” esclareceu a governante.
Em relação à rede escolar, a Ministra afirmou que o país registou avanços significativos nas infra-estruturas. “Como se pode depreender, no ensino primário, em 1983, tínhamos 5.886 escolas e em 2021 passamos para 13.006; no ensino secundário passamos de 32 escolas em 1983, para os actuais 667, em 2021”.
“No presente momento défice cifra-se em cerca de 28 mil salas de aulas ao nível do país. Para reduzir este défice, nos dois primeiros anos do Quinquénio 2020-2024 o sector construi e reabilitou para o Ensino Primário 1.354 salas de aulas e para o Ensino Secundário 21 escola, beneficiando um total de 172.480 alunos, sendo 13.5.400 alunos do Ensino Primário e 19.080 do Ensino Secundaria” acrescentou Namashulua.
De acordo com a Ministra, o Governo vem alargando o programa de construção de salas de aula em todo o país para responder às necessidades do sector. “Assim, foram construídos espaços temporários para responder aa demanda por província, sendo nas províncias de Cabo Delgado-149, em Niassa-92, em Nampula-191, na Zambézia-72, em Manica-44 e em Sofala-68”.
