A Bancada Parlamentar da Renamo defendeu, esta segunda-feira (28), em Maputo, a necessidade do cumprimento do plasmado no acordo de paz e reconciliação nacional assinado em Agosto de 2019, em Maputo, como forma de manter o clima de estabilidade que o país vive.
Este posicionamento for manifestado pelo Chefe daquela Bancada Parlamento, Viana da Silva Magalhães, durante a cerimónia solene de abertura da V sessão ordinária da Assembleia da República na sua IX Legislatura, tendo sublinhado que o cumprimento do acordo será fundamental para a preservação da paz no País.
Segundo Magalhães “a Paz deve ser acarinhada, regada como uma planta num jardim para não murchar”, uma vez que esta permite o desenvolvimento económico e social, bem como atrair investimentos externos para alavancar a economia até atingir a assimptota.
Num outro desenvolvimento, Magalhães defendeu que para a RENAMO a realização de eleições dos administradores dos distritos e das assembleias distritais e irreversível.
No que tange a presente Sessão Ordinária, a Bancada Parlamentar da RENAMO entende que com o recrudescer da criminalidade com envolvimento de agentes da polícia em actos de raptos sequestros e narcotráfico, a informação anual do Procurador-Geral da República torna-se de relevante importância. Outros pontos referidos pelo Chefe da Bancada referem-se a Proposta de Lei da Comunicação Social, a Proposta de Lei de Radiodifusão que segundo ele, são instrumentos que merecem reflexões e consultas aos fazedores da radiodifusão e da comunicação social, “o que nos aumenta a expectativa de aprovação destes instrumentos para que estejam em consonância com as actividades referidas e que não constituam revés às liberdades até aqui alcançados”.