A Bancada Parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (BPMDM) entende que que a agricultura deve ser direccionada para que haja maior circulação
de produtos nacionais no mercado interno criando, desta forma, oportunidades de
negócios e geração de rendas.

Esta informação foi tornada pública, esta segunda-feira (28), pelo Chefe desta Bancada Parlamentar, Lutero Simango, durante a Sessão Solene da abertura da V Sessão Ordinária da IX Legislatura da Assembleia da República, tendo acrescentado que “os incentivos fiscais devem ser extensivos para a área do turismo, para que seja uma verdadeira industria que tenha a componente cultural e social”.

De acordo com Simango, “Urge recriar a nossa economia com produtos nacionais, gerando oportunidades de negócios para a nossa população que é maioritariamente jovem e feminina”,
Sublinhou Simango, acrescentando que “para que tudo isto possa acontecer, requer-se politicas apropriadas, conducentes ao desenvolvimento humano, institucional, infra-estruturas e financiamento”.

O Chefe da Bancada Parlamentar do MDM disse ainda que “é com um olhar de esperança que temos a fé e certeza de que juntos somos capazes. Por isso exortamos a todos, moçambicanos de boa vontade, continuar a trabalhar para um moçambique forte e de paz; um Moçambique desenvolvido e para todos”.

Num outro desenvolvimento, Simango disse que as últimas notícias sobre a possível reactivação da Junta Militar da Renamo e os constrangimentos no processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos Guerrilheiros da Renamo constitui uma outra preocupação nacional que deve ser tratada de forma diferente e fora do habitual formato, porque é uma questão nacional e sua materialização passa pelo erário publico, os nossos impostos.

“A insatisfação no processo do DDR deve ser discutida sem preconceitos, de forma inclusiva envolvendo toda sociedade”, explicou o deputado Simango, sublinhando que “qualquer deslize deste processo terá um impacto negativo na vida e no dia-a-dia de uma parte significativa dos nossos concidadãos”.

“A resolução de qualquer conflito sem resolver as causas é uma estratégia errada”, afirmou Simango, garantindo que “continuaremos a estar atentos e de voz viva a apelar término da guerra norte para podermos concentrar as nossas energias na construção do futuro da Juventude e das nossas crianças neste belo Moçambique“. No entanto, o Chefe da Bancada Parlamentar do MDM disse que os membros do seu grupo parlamentar estão psicologicamente preparados para dar o seu máximo na presente V sessão ordinária ora iniciada, “à bem das nossas populações e da e da eficácia das leis. Conte com o nosso melhor apoio, no que ao nosso povo beneficia”.