A Presidente da Assembléia da República, Margarida Adamugi Talapa, manifestou, esta quinta-feira, dia 15, em Maputo, expectativa de ver reforçada a parceria entre a Assembleia da República e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com maior enfoque a componente de criação de reforço da capacidade institucional.

A Presidente Talapa, que falava durante a audiência de cortesia que concedeu ao Representante do PNUD em Moçambique, Edo Stork,
disse que o apoio desta organização das Nações Unidas é fundamental no contínuo processo de capacitação dos quadros da Assembléia da República.

“Face à dimensão e complexidade dos desafios enfrentados pelo País, a Assembléia da República pretende reforçar a sua capacidade institucional, para prontamente responder naquilo que lhe compete, no quadro do seu Mandato legislativo e fiscalizador”, frisou a Presidente do Parlamento moçambicano.

Na ocasião, a Presidente Talapa referiu que Moçambique continua com o seu processo de consolidação do Estado Democrático e de Direito, tendo, a presente Legislatura, quatro partidos com assento na Assembleia da República.

Depois de informar, ao Representante do PNUD o actual ponto de situação política, econômica e social do País, Margarida Talapa enalteceu o apoio que este organismo das Nações Unidas tem dado às populações na promoção de iniciativas de desenvolvimento, bem como em situação de emergência.

Por seu turno, Edo Stork expressou o firme compromisso que a Organização que representa tem em intensificar a colaboração com a Assembléia da República.

De acordo com Edo , as áreas chaves para a parceria com a Assembleia da República são: Descentralização; Reformas Eleitorais e Aceleração para o desenvolvimento.

“Queremos aprofundar a relação e o trabalho mais juntos porque sentimos que é o momento para o desenvolvimento” anotou Stork, tendo sublinhado a urgência de impulsionar o progresso de Moçambique.

O Representante do PNUD enfatizou a importância de empoderar as mulheres que, segundo Ele, são a “estrela” na aceleração do desenvolvimento de uma sociedade.