A Deputada moçambicana, Membro do Grupo Nacional Junto da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), Anchia Formiga, defendeu esta sexta-feira (25) a necessidade de maior cooperação económica dos países da CPLP, uma acção que pode contribuir para a redução das desigualdades económicas entre os estados membros.
Formiga falava, esta sexta-feira (25), em Dili, Timor Leste, durante uma reunião da Comissão de Economia, Ambiente e Cooperação, que decorreu sobre o tema “Barreiras Comerciais e Oportunidades de Cooperação Económica nos Países CPLP.”
Para a Deputada, embora a CPLP promova a cooperação política e social, as barreiras comerciais entre seus membros ainda limitam o potencial econômico do bloco, aliado às influências externas de potências económicas e organizações regionais às quais estão integrados.
“Por outro lado, a diversidade de economias, desses países desenvolvidos até economias em desenvolvimento, oferece oportunidades únicas para aprofundar a cooperação ”, disse Formiga, acrescentando que “ para fortalecer a cooperação, será necessário equilibrar cooperação externa com maior coordenação interna, diversificação de parcerias e reforço de mecanismos como a zona Livre da CPLP”.
A Parlamentar moçambicana explicou, na ocasião, que Moçambique tem um potencial significativo para expandir seu comércio e investimentos dentro deste espaço, mas enfrenta diversas barreiras que limitam sua plena cooperação.
“Moçambique tem potencial de crescimento, especialmente com os projectos de gás natural na Bacia do Rovuma, que podem impulsionar investimentos estrangeiros e exportações”, disse a Deputada, sublinhando que a cooperação na CPLP pode ser uma via para diversificar a economia e reduzir a dependência de mercados tradicionais.
No âmbito do Plano Estratégico de Cooperação da CPLP, a Deputada explicou que Moçambique alinha suas políticas económicas com este plano, promovendo projectos conjuntos em áreas como agricultura, energia e infraestrutura.
“Na componente Cooperação em Infraestruturas, o Governo moçambicano tem trabalhado em parcerias para melhorar a conectividade regional, como projectos de transporte e logística que facilitam o comércio com países como Angola e Portugal”, disse a Parlamentar, ajuntando que, na área das pequenas e médias empresas, o país incentiva a participação de pequenas e médias empresas em feiras e eventos da CPLP, como a FEMACPLP (Feira de Economia e Negócios da CPLP).
Ainda em Dili, a Deputada da Assembleia da República participou na Sessão Solene da Assembleia Nacional daquele país asiático em homenagem ao Papa Francisco, e visitou o Museu da Revolução Timorense, bem como o Mercado Arsenal.