A Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, procedeu, esta quinta-feira, 24 de Abril, na Nunciatura Apostólica da Santa Sé, em Maputo, à assinatura do Livro de Condolências em honra ao falecido Papa Francisco, líder da Igreja Católica e Chefe do Estado do Vaticano.

Na mensagem, Margarida Talapa exalta o legado do Papa Francisco na promoção da justiça social, do diálogo inter-religioso e a viagem apostólica que o Sumo Pontífice realizou, em 2019, ao nosso país.

“Deixa-nos o Apóstolo da justiça social e da ecologia, do diálogo inter-religioso, defensor de um mundo mais justo e pacífico e de uma Igreja de misericórdia e com espaço para todos. Partiu o líder da simplicidade”, lê-se na mensagem.

À sua saída da representação da missão diplomática da Santa Sé, em Maputo, a Presidente da Assembleia da República referiu-se ao Papa Francisco como um verdadeiro amigo do povo moçambicano e a homenagem prestada ao Santo Padre é a retribuição dos 250 deputados ao falecido líder da Igreja Católica.

Na sua deslocação a Nunciatura Apostólica, a Presidente da Assembleia da República fazia-se acompanhar pelos Membros da Comissão Permanente que, igualmente, assinaram o livro de Condolências.

Papa Francisco faleceu na última segunda-feira, 21 de Abril, aos 88 anos, vítima de doença.

Esta quarta-feira, a representação diplomática do Vaticano em Moçambique colocou à disposição um Livro de Condolências para o registo das mensagens de homenagem ao Papa Francisco e agendou para esta sexta-feira uma missa de Sufrágio pela alma do Sumo Pontífice, Papa Francisco, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

O Funeral do Santo Padre terá lugar no próximo sábado, na Santa Maria Maggiore, em Roma.