A Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, expressou, esta terça-feira (22) os seus sentimentos de pesar e consternação pela morte do Papa Francisco, líder da Igreja Católica, um dia após a celebração da Páscoa, que na fé cristã simboliza a paixão, a morte e a ressurreição.
A PAR expressou seu sentimento no Parlamento, momentos antes da Ordem do Dia da sessão plenária, tendo sublinhado que “deixa-nos o Apóstolo da justiça social e da ecologia, do diálogo inter-religioso, defensor de um mundo mais justo e pacífico e de uma Igreja de misericórdia e com espaço para todos”.
“Partiu o líder da simplicidade, compaixão e fraternidade. Papa Francisco foi para a Casa do Pai”, disse a PAR reiterando que “em nome da Assembleia da República, e em meu nome pessoal, expressamos as mais sentidas condolências à Igreja Católica, à Santa Sé, à Nunciatura Apostólica, à Conferência Episcopal de Moçambique, e, em especial, a todos nossos irmãos católicos”.
A PAR recordou que em 2019, em visita Apostólica ao nosso país, o Papa Francisco deixou aos Moçambicanos a mensagem de “Esperança, Paz e Reconciliação”, tendo interagido com todos, sobretudo, com os jovens.
O Papa Francisco faleceu esta segunda-feira (21) em Roma, na Itália.