O Presidente da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA), Filipe Acácio Mabamo, entende que para que o País tenha politicas que garantem o desenvolvimento sustentável, é fundamental que os deputados da Assembleia da República (AR) estejam dotados de informações, conhecimentos e competências que lhes permitirá, de forma eficiente e efectiva representar condignamente os interesses da sociedade a qual lhes confiou os respectivos mandatos.

O deputado discursava esta sexta-feira (11) em Maputo, durante a abertura do Seminário de capacitação dos deputados daquela Comissão, em Matéria de Programa Quinquenal do Governo, Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE), entre outros da sua competência.

O Presidente da CAEA explicou que esta capacitação vai permitir que os deputados, enquanto representantes e servidores públicos exercerem as suas funções de forma digna, de legislar, fiscalizar e como representantes da sociedade.

O Parlamentar disse que esta capacitação será uma boa oportunidade para os deputados da Assembleia da República como fiscalizadores da acção governativa, se apropriarem dos conhecimentos e experiências que serão partilhados durante as diversas apresentações durante a capacitação.

“Convido aos senhores deputados meus pares a participarem de forma activa dos debates nesta capacitação, para permitir maior apropriação dos conteúdos e experiências que aqui serão ministrados”, frisou Mabamo, acrescentando que “este processo de desenvolvimento de capacidades de parlamentares tem como objectivo de forma sistemática dotar os deputados de ferramentas necessárias para o exercício da sua actividade”.

De acordo com o deputado Mabamo, “durante estes três dias de capacitação teremos vários temas que serão facilitados por oradores com elevada experiência e saberes que nos ajudarão na compreensão de matérias que serão objecto de debate ao longo dessa legislatura que iniciou”.

O evento de três dias é realizado pela Assembleia da República em parceria com a GAIN Moçambique, com objectivo de municiar os membros da CAEA de ferramentas e conhecimentos sólidos sobre os fenómenos e processos de carácter social económico e político de cariz nacional e internacional.

Por seu turno, o Director de Programas da GAIN Moçambique, Abel Dabula, disse que esta organização tem por objectivo contribuir para a redução da malnutrição a nível mundial e faz isso através de uma abordagem centrada em colaboração com o Governo.

Dabula mostrou-se disponível a trabalhar com a 5ª Comissão que lida com estas matérias vitais para humanidade, dai que a GAIN aceitou esta parceria que começa por esta formação de indução dos deputados para oferecer diferentes matérias, tanto desde a área da agricultura, da nutrição, bem como matérias ligadas à fiscalização.