A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, reafirmou a vontade de ver impulsionadas as relações de cooperação entre os parlamentos moçambicano e marroquino.
O desejo foi expresso, esta quinta-feira (20), na sede do Parlamento, em Maputo, durante uma audiência que concedeu ao Embaixador do Reino do Marrocos em Moçambique, Abdelali E. Rahali, tendo solicitado os bons ofícios do diplomata para transmitir a intenção ao seu homólogo daquele país africano.
A PAR salientou que os dois países africanos têm relações históricas que remontam desde os tempos da Luta de Libertação Nacional, através do apoio que Marrocos concedeu a nacionalistas moçambicanos.
Na ocasião, Talapa recordou que a 1ª Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), criada em 1960, em Marrocos, deu maior projecção “à nossa causa comum de libertação nacional, tendo-se destacado a eleição de Marcelino dos Santos, na época, como Secretário-Geral da CONCP”.
A PAR referiu-se, igualmente, às excelentes relações de cooperação existentes entre os dois países que, ao longo do tempo, resultaram em vários acordos com destaque para as áreas da justiça, agricultura, turismo, comércio, infraestruturas, tecnologias de informação e comunicação e defesa.
A Presidente do Parlamento agradeceu o apoio e a assistência marroquina a Moçambique para minimizar os efeitos do ciclone Idai que, em 2019, fustigou a zona centro do país, principalmente a Província de Sofala.
Talapa afirmou que o Parlamento tudo fará para a pacificação da família moçambicana, tendo sublinhado que o país é pela Paz na região e no mundo. “Defendemos a via do diálogo e de consensos para a resolução de conflitos, uma posição defendida por Moçambique como Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, frisou a PAR.
Por sua vez, Abdelali E. Rahali, disse que o objectivo da sua visita ao parlamento moçambicano era de fortificar as relações existentes entre os dois países e cumprimentar a Presidente Talapa pela sua eleição ao cargo.
“Ouvi com grande interesse a sua visão de desencadear uma cooperação entre as duas instituições legislativas. Do lado do Marrocos queremos fortalecer a cooperação com acções concretas que se vão consubstanciar na troca de delegações e formação do pessoal técnico administrativo”, disse o Embaixador, reiterando em seguida o convite do parlamento do seu país para que a PAR efectue uma visita oficial ao parlamento marroquino para, dentre vários objectivos, iniciar a viabilização das relações de cooperação parlamentar.