A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, agradeceu, esta quinta-feira (20), o apoio que o Reino da Suécia tem vindo a prestar a Moçambique, sobretudo, na promoção da igualdade de género, no empoderamento da mulher, na protecção da rapariga, no respeito pelos direitos humanos e no combate à pobreza.
A PAR fez este pronunciamento durante uma audiência que concedeu, no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo, à Embaixadora do Reino da Suécia em Moçambique, Mette Matilda Sunnergren, tendo sublinhado que aquele país da União Europeia tem, igualmente, ajudado Moçambique em situações de calamidades naturais e combate ao terrorismo.
Segundo a Presidente Talapa, Moçambique e Suécia têm relações de cooperação para o desenvolvimento, sendo de destacar as áreas de economia, do comércio, da agricultura, da ciência e tecnologias e, sobretudo, no sector energético.
Neste contexto, a Presidente do Mais Alto Órgão do Poder Legislativo em Moçambique entende que as boas relações existentes entre os dois países devem ser replicadas para a área parlamentar, através de assinatura de um memorando entre os parlamentos de Moçambique e do Reino da Suécia.
Para o efeito, a Presidente solicitou os bons ofícios da diplomata para fazer chegar a mensagem ao seu homólogo do Reino da Suécia com vista a viabilização da cooperação parlamentar entre os dois países.
Refira-se que as relações de amizade e cooperação entre Moçambique e a Suécia foram formalizadas em Julho de 1975, materializadas através da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI/SIDA).
Por sua vez, a Embaixadora da Suécia em Moçambique garantiu que o seu país vai continuar a apoiar Moçambique nos diferentes domínios e sobretudo na componente energética e do fortalecimento da democracia.
Questionada sobre a possibilidade de cooperação a nível parlamentar, a diplomata disse que o seu país está aberto para a viabilização deste desiderato estando em estudo mecanismos para a sua materialização.