A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, encorajou aos Membros do Comité Moçambicano de Facilitação de Hajj e Umrah, a continuarem a desenvolver o excelente trabalho de apoio aos Peregrinos de Moçambique na sua deslocação à Arábia Saudita para fazer Hajj, em cumprimento de um dos pilares fundamentais do Islão.

Falando esta terça-feira (18), no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo, durante uma audiência que concedeu à Direcção daquele Comité, a PAR disse ser uma honra interagir com o Comité, tendo vincado que para além de trazer uma grande recompensa e bênçãos, facilitar a Peregrinação promove a solidariedade e fortalece os laços entre os muçulmanos.

Na ocasião, a PAR recordou que o parlamento moçambicano tem cerca de 50 deputados que professam o Islão e, em conjunto, trabalham em prol do desenvolvimento e pacificação do país.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Gestão do Comité Moçambicano de Facilitação de Hajj, Sheik Amad Ussene, disse que o encontro serviu para saudar a PAR pela sua eleição ao cargo e colocar o grupo que dirige a disposição para trabalhar com o parlamento.

Refira que o Hajj é considerado como o último dos “Cinco pilares do Islamismo” (arkan), sendo obrigatória, pelo menos uma vez na vida, para todo o muçulmano adulto, desde que este disponha dos meios económicos e tenha saúde. Cerca de 3 milhões de pessoas de todos os pontos do planeta realizam anualmente o Haje.