A Direcção da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social da Assembleia da República (3ª Comissão) manifestou o desejo de continuar a colaborar com os seus parceiros estratégicos para a viabilização da X Legislatura, mediante o apoio técnico e a troca de experiências nas áreas sociais.
Para o efeito, a 3ª Comissão da Assembleia da República (AR) está a desencadear uma série de encontros de cortesia com diversos parceiros estratégicos, separadamente, para apresentar a sua nova direcção e inteirar-se sobre as perspectivas e os desafios da continuidade de trabalhos em conjunto no decurso desta legislatura.
Com efeito, a 3ª Comissão manteve, esta quinta-feira (13), encontros de cortesia com o Instituto de Midia da África Austral (MISA Moçambique) com o qual abordou assuntos de interesse da classe de Comunicação Social no país, sobretudo as questões que apoquentam os jornalistas que podem ser analisados pelo Parlamento.
Em seguida, a direcção da 3ª Comissão da AR conferenciou com as confissões religiosas congregadas nos Conselhos Episcopal de Moçambique, das Religiões de Moçambique e Islâmico, a Convenção das Assembleias, entre outras, para tratar, entre outros, os aspectos constantes da Proposta de Revisão da Lei de Liberdade Religiosa e Culto submetida para análise e aprovação pelo Parlamento na legislatura passada.
A Proposta de Revisão da Lei de Liberdade Religiosa e Culto foi, na legislatura passada, alvo de auscultação pública nacional levada a acabo pelos deputados da 3ª Comissão, cujo resultado ainda não foi submetido à apreciação da Assembleia da República.
Na senda dos encontros com parceiros estratégicos, a direcão da 3ª Comissão da AR recebeu a Gender and Susteineble Development Association-GSDA (antiga Gender Link) para abordar questões do género com enfoque para a mulher, sobretudo nas áreas relacionadas com as leis de promoção e combate às uniões prematuras, e combate à violência sexual baseada no género, bem como na promoção da igualdade do género.