A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, enalteceu, esta segunda-feira(10) em Maputo, o apoio multiforme que Portugal tem vindo  a canalizar à Moçambique, em vários domínios com destaque ao económico,  ao político e ao social.

Falando na sede do Parlamento, no encontro que manteve com o Embaixador de Portugal acreditado em Moçambique, António Costa Moura, Talapa referiu-se às excelentes relações de cooperação parlamentar, “traduzidas na implementação bem-sucedida dos vários programas estabelecidos entre os dois países falantes da língua portuguesa”.

Na ocasião, a PAR destacou a importância da dinamização das actividades das Ligas de Amizade, Solidariedade e Cooperação entre Portugal e Moçambique que contam com a colaboração da missão diplomática portuguesa.

Por seu turno, António Costa Moura disse que o encontro foi frutífero na medida em que “abordámos várias matérias de interesse bilateral e multilateral, ou seja, no relacionamento entre Portugal e Moçambique, nomeadamente ao nível da cooperação interparlamentar e também no quadro de diversas organizações internacionais que quer Moçambique quer Portugal pertencem”.

Moura explicou que durante o encontro foram analisadas as perspectivas de cooperação mais técnica e mais operacional ao nível da prestação de apoio à produção legislativa e à qualidade das leis no Parlamento.

“Resumindo, eu diria que foi um encontro de trabalho excelente, tivemos a oportunidade de fazer uma análise e um ponto de situação daquilo que conseguimos fazer até agora, e tivemos também alguma reflexão sobre a forma como perspectivar o futuro, para melhor funcionamento do Parlamento”, frisou o diplomata.

Moura entende que o sucesso do Parlamento é o sucesso do funcionamento da democracia moçambicana e, quanto mais perfeita e mais rigorosa e mais exemplar for o funcionamento da democracia moçambicana, melhor serao servisos os mocambicanos.

A cooperação parlamentar entre Moçambique e Portugal foi oficializada a 17 de Outubro de 1996, na capital lusa, Lisboa, com a assinatura do Protocolo de Cooperação Interparlamentar, com duração de quatro (04) anos, renováveis automaticamente.

PAR, Margarida Talapa, e Embaixador de Portugal em Moçambique,António Costa Moura