O Director Geral de Administração e Finanças da Assembleia da República (AR), Mauro Mangera, desafiou os funcionários afetos à Divisão de Finanças para aprimorarem de forma contínua os conhecimentos sobre a organização e funcionamento daquela unidade orgânica para melhor responder às exigências do dia-a-dia do parlamento moçambicano.

Mangera, que falava, esta quinta-feira, dia 8, em Tchumene, Província de Maputo, durante a abertura do Seminário de capacitação dos funcionários da Divisão de Finanças em matéria de Plano e Orçamento, Despesa Pública e Previdência Social, explicou que a presente formação deve servir de alavanca para que os formandos possam aprimorar mais os seus conhecimentos sobre os procedimentos exigidos naquela área para que possam melhor servir.
“Não podemos dizer que eu já sei tudo sobre aquilo que é a execução orçamental, regras orçamentais. Caros colegas, nós somos eternos aprendizes e temos que ter a humildade suficiente de receber conhecimento, porque acima de tudo buscamos excelência, eficácia naquilo que é a execução do nosso trabalho do dia-a-dia”, disse Mangera.
O Director Geral de Administração e Finanças da AR explicou, ainda, que a Divisão de Finanças da AR é uma área bastante sensível e dinâmica, porque os procedimentos aplicados ontem não são os mesmos para hoje e os de hoje não são os mesmos para amanhã, “daí a necessidade da busca contínua de conhecimento para o melhor exercício das suas competências”.
“O nosso desafio é que acções como estas sejam de carácter permanente, para que possamos aprender mais”, sublinhou Mangera, destacando que “vamos aprimorar mais os nossos conhecimentos, é isso que nos engrandece como servidores públicos, mas para tal, temos que aceitar o conhecimento que nos é transmitido para fornecermos o trabalho de qualidade aos nossos utentes”.
O evento de Tchumene, que domingo próximo, (11) termina, tem como objectivo emponderar os funcionários daquela unidade orgânica da AR em matéria do seu domínio, bem como em legislação sobre matéria atinente ao código de conduta dos funcionários públicos.
Espera-se que no fim desta capacitação os funcionários da Divisão de Finanças da AR estejam dotados de ferramentas e capacidades para planificação e orçamentação na óptica do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE); munidos de conhecimentos e capacitados em técnicas para a elaboração da Conta Gerência da AR; bem como sobre procedimentos das novas dinâmicas do Módulo do Património do Estado; aprimorados os conhecimentos em procedimentos, métodos e técnicas eficazes das Normas de Execução das Despesas; aprofundados os conhecimentos sobre Previdência Social do Deputado; munidos de informações sobre conduta mais consentânea com o exercício das suas funções, nos termos previstos nas normas vigentes na Administração Pública Moçambicana.