A Presidente da Assembleia da República, (PAR), Esperança Bias, disse, esta quarta-feira, dia 03, em Kampala, República de Uganda, que em Moçambique há estabilidade política e as instituições públicas e privadas funcionam com toda normalidade.

Falando durante o encontro que manteve com moçambicanos residentes no Uganda, a PAR explicou, aos presentes, que a sociedade moçambicana, em geral, contínua dinâmica  em prol do desenvolvimento e bem-estar social.

“A situação politica em Moçambique é estável, apesar das acções  terroristas em algumas zonas da Província de Cabo Delgado”, frisou a PAR.

Durante o encotro, a Presidente do Parlamento moçambicano destacou o objetivo da sua visita a Kampala, onde se faz acompanhar pelos deputados membros do Grupo Nacional da Commonwealth, nomeadamente, Viana Magalhães, Ana Dimitri e Alberto Niquice.

Relativamente à Consolidação do Estado de Direito no País, depois de falar da organização e funcionamento do Parlamento, a Presidente Bias deu a conhecer aos moçambicanos presentes que Moçambique realizou, no dia 11 de Outubro de 2023 as VI Eleições Autárquicas em que o povo exerceu o seu direito de cidadania e os resultados foram divulgados pelo Conselho Constitucional.

A terminar, depois de acompanhar as informações   dos moçambicanos residentes no Uganda, a PAR apelou compatriotas presentes a continuar a trabalhar nas áreas que se encontram e atraiam oportunidades de negócios para o País.

Em Uganda, residem, a título de exemplo, os moçambicanos Benjamin Gonçalves, Cristiano Pelembe, Gonçalves Ferrão, Dirce Panza e Janifa Ikonyat, que trabalham nas áreas de commodites agrícola e minerais, consultoria económica e mobilização de investimento para projectos.