Este pronunciamento foi feito pela Presidente da Assembléia da República, Margarida Adamugi Talapa, durante a Audiência que concedeu, esta quarta-feira, dia 14, no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo, ao Presidente da Associação Fórum dos Académicos de Moçambique, David Chadreque Chalé.

Na ocasião, a Presidente do Parlamento disse que, através de pesquisas, estudos e publicações, a academia pode contribuir para a criação de leis e políticas públicas mais informadas e eficazes.

De acordo com Margarida Talapa, a academia pode ajudar a esclarecer questões complexas e técnicas que podem surgir no processo legislativo.

A título de exemplo, a Presidente do Parlamento afirmou que ” especialistas podem fornecer informações sobre implicações econômicas de uma lei ou as consequências ambientais de um projecto de infra-estrutura.

“A academia pode fornecer apoio técnico e científico para às Comissões Parlamentares, contribuindo para a melhoria da produção legislativa, vincou a Presidente da Assembléia da República.

Por seu turno, David Chale, considerou o momento que lhe foi proporcionado pela Presidente como sendo um marco importante para a classe acadêmica do País que, neste momento, busca um papel mais activo na formulação de políticas para o desenvolvimento nacional.

No encontro, o Presidente da Associação fez saber que a comunidade acadêmica possuí o conhecimento e a capacidade de apresentar soluções para diversos desafios enfrentados pelo País, no entanto, tais soluções emergem de um espaço colectivo organizado, e que o mesmo, por apresentar ideias de forma estruturada é uma necessidade premente.

Num outro desenvolvimento, David Chale frisou que está optimista com a possibilidade de uma maior interação com a Assembléia da República visando futuro onde o conhecimento e a experiência da academia seja valorizados no processo de construção de um Moçambique mais próspero