A Presidente do Parlamento moçambicano, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, recebeu, esta segunda-feira, em audiência de cortesia, no seu Gabinete de Trabalho, uma Missão conjunta do Peacebuilding Commission – Comissão da Consolidação da Paz (PBC) e do Peacebuilding Support Office – Gabinete de Apoio a Consolidação da Paz (PBSO), das Nações Unidas, que efectua uma visita de trabalho desde o dia 16 de Novembro corrente em Moçambique.
A visita desta Missão a Moçambique surge em resposta ao convite do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, com vista a explorar o avanço das prioridades de consolidação da paz em Moçambique, particularmente no contexto da implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, bem como mobilizar apoio político, financeiro e técnico internacional para as necessidades de consolidação da paz no Pais.
Apos o encontro de cortesia, o Presidente da Comissão da Consolidação da Paz, Ivan Simonovie, disse a jornalistas que a sua Missao veio ao Parlamento para partilhar, com a Presidente Esperanças Bias, as notas daquilo que fizeram durante a sua visita em Moçambique.
“Ficamos felizes em ver a reconstrução do Porto de Mocimboa da Praia. Notamos que há passos galopantes para a exploração do petróleo e gaz e esperamos que esses recursos ajudem a beneficiar a população em Cabo Delgado e que todo o Pais também possa se beneficiar desta melhoria económica e financeira”, frisou Simonovie.
De acordo com Ivan Simonovie, durante a sua visita a Província de Cabo Delgado, a sua delegação teve a oportunidade de falar com os deslocados internos, pessoas que retornaram a s suas zonas de origens, autoridades municipais locais e governamentais, com vista a inteirar-se da real situação.