O 1º Vice-Presidente da Assembleia da República (1º Vice-PAR), Hélder Ernesto Injojo, expressou o desejo do Parlamento moçambicano de ver concretizados e consolidados os propósitos que nortearam a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sobretudo no capítulo da cooperação interparlamentar.

 A vontade foi manifestada, esta quarta-feira, dia 05, na sede do Parlamento, em Maputo, durante uma audiência que o 1º Vice-PAR concedeu ao Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, num encontro de cortesia que serviu para abordar assuntos de interesse bilateral.

Falando em representação da Presidente da Assembleia da República, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, Injojo expressou a disponibilidade do Parlamento moçambicano de contribuir para a promoção dos objectivos da CPLP, particularmente no que se refere à cooperação interparlamentar e a mobilidade intracomunitária.

Por seu turno, Zacarias da Costa considerou que o Parlamento moçambicano é parte integrante dos órgãos importantes dentro da Comunidade, sublinhando que o mesmo tem estado muito activo em inúmeros eventos, particularmente nas missões de observação eleitoral.

O Secretário Executivo da CPLP disse que ʺsendo a Assembleia da República um órgão importante na vida da nossa comunidade não poderia deixar de manter o primeiro encontro de cortesia com a sua direcção durante a minha primeira visita a Moçambiqueˮ.

Durante o encontro, Da Costa foi informado sobre a organização e funcionamento do parlamento e levou consigo as recomendações das autoridades moçambicanas ʺpara que a nossa comunidade possa trabalhar de uma forma mais eficaz e dinâmica, para que possamos ter sucesso no futuro e aproximar os cidadãos à nossa organizaçãoˮ.

Zacarias da Costa participa, em Maputo, no VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da CPLP e Galiza e no Evento Global da CPLP sobre a Revitalização dos Mecanismos dos Direitos Humanos e a audiência surgiu no âmbito do do conhecimento do papel da Assembleia da República na promoção dos objectivos da CPLP, particularmente no que se refere à cooperação interparlamentar e a mobilidade intracomunitária.