Celebramos hoje, Dia 25 de Junho, 48 anos da nossa Independência Nacional, um marco importante e indelével na história do Povo Moçambicano, de África e do Mundo.

É uma data festiva em que unidos do Rovuma ao Maputo revisitamos o momento mais alto da concretização do sonho colectivo dos moçambicanos, a conquista da liberdade e da soberania.

A data serve igualmente para exaltar o espírito heróico e patriótico dos moçambicanos que deram o melhor de si para a libertação do país.

Ao longo dos 48 anos da Independência, Moçambique alcançou progressos nas áreas política, económica, social e cultural. Testemunhamos dois marcos históricos para o nosso país, o mandato de Moçambique como Membro Não- Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração com a entrega da última arma dos homens da Renamo.

Encorajamos a toda a sociedade para que continue empenhada na consolidação das conquistas alcançadas em prol do desenvolvimento sustentável do nosso país e na busca de soluções para os desafios que ainda enfrentamos.

A Casa do Povo junta-se a celebração desta data memorável, apelando a continua unidade nacional e determinação dos moçambicanos na construção de uma sociedade cada vez mais próspera, de justiça social e de bem-estar.

Maputo, 25 de Junho de 2023