Um grupo de funcionários do Secretariado-Geral da Assembleia da República (SGAR) ligados as áreas da promoção e divulgação da imagem institucional participam, em Maputo, num Seminário de Capacitação em matéria de Assessoria de Imprensa e Imagem Parlamentar.

Falando na sessão de abertura, a Coordenadora do Centro de Formação e Estudos Parlamentares no SGAR, Irene Francisca Matias Chissancho Uanzu, disse que a promoção e divulgação da imagem institucional mediante a cobertura, o tratamento e a divulgação da informação parlamentar de interesse público nas plataformas de comunicação internas e nos órgãos de comunicação social, contribui para a aproximação entre o parlamento e o cidadão.

Segundo Uanzu, esta capacitação tem como finalidade fazer chegar a informação parlamentar ao público, convergindo assim para a construção da boa imagem institucional e congregando funcionários das unidades orgânicas do SGAR que contribuem ou devem contribuir para esse desiderato.

“Optamos por reunir, nesta capacitação, funcionários de outras unidades orgânicas que contribuem ou devem contribuir para esse propósito”, afirmou a Coordenadora do Centro de Formação e Estudos Parlamentares, acrescentando que “por essa razão, achamos que seria uma mais-valia junta-los por forma a muni-los de ferramentas que facilite a interação entre elas”.

Uanzu entende que mais do que uma simples accão de capacitação, com uma duração de três dias, o evento deve se transformar numa verdadeira oficina de debate, produção e acertos de conhecimentos sobre o trabalho do profissional de comunicação e imagem, sobretudo no âmbito parlamentar.

O aprimoramento dos mecanismos e ferramentas científicas de Assessoria de Imprensa e Imagem parlamentar num contexto de democracia multipartidária e a dotação dos profissionais de imprensa parlamentar e de outras áreas afins de conhecimentos actualizados são os objectivos do seminário que conta com facilitadores moçambicanos e angolanos.

Organizado pela Assembleia da República, em parceria com a Internacional IDEA, o seminário enquadra-se nas actividades que visam a aproximação do parlamento ao público no contexto do desenvolvimento das capacidades das unidades técnicas sobre as suas funções e responsabilidades.